quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Último post antes das férias

A ignorância que assola uma população



Depois da tragédia do desabamento de 3 prédios no Rio de Janeiro, nada mudou. Eu contava, como profissional de Arquitetura, que pelo menos, durante um tempo até o esquecimento dos fatos, por medo, as pessoas se tornassem mais cautelosas. Mas não, nada muda, não sei se é prepotência ou um não me importo generalizado.

Obras ilegais continuam sendo feitas, síndicos de prédios continuam omissos e alguns entregam sua vida a Deus, contando apenas com o fato de a hora e o destino foi marcada lá em cima. Mas está certo pensar assim?

O Presidente do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) veio para a televisão afirmar que vãos de janela poderiam ter comprometido o prédio que caiu. Vãos estes abertos em paredes de tijolos, não estruturais. E eu juro que rasgo meu diploma, tendo cursado 5 anos de Arquitetura, profissão na qual me formei e ainda ter cursado 4 anos de Engenharia, profissão na qual não me formei, se alívio de carga (abertura de vãos) puderem influenciar estruturalmente na queda de um prédio.

Considerar uma obra ilegal por abrir vãos e ferir a estética de uma fachada, tornando a obra ilegal é uma coisa, agora... dizer que alívio de carga provoca a queda de um prédio? É caso para eu rasgar meu diploma porque não aprendi absolutamente nada em 9 anos de Faculdade.

Nada mudará, a partir do momento que ouço na televisão que pensam em fazer uma lei onde seja obrigatório a entrega de um laudo técnico de um engenheiro sobre cada prédio do Rio de Janeiro de 4 em 4 anos e em contrapartida o presidente da ABADI (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis) não gosta da idéia porque isso causará custo ao condomínio dos prédios. Depois dessa abro a boca, coloco a mão na cabeça e peço a Deus para olhar para o povo da minha cidade... para as pessoas comuns, que dependem desse tipo de gente que ocupa cargos onde não deveriam estar.

10 comentários:

Beth/Lilás disse...

O problema, cara amiga, é que é um bando de gente incompetente trabalhando nessas prefeituras do país inteiro. Sei de cidade em que coleguinhas da época de surf na praia e muita cheirada de pó, ganharam cargos de grande importância.
O que eu acho também é que não existe mais Fiscais de verdade no estado, parece que todos são comprados para fazer vista grossa em tudo, desde os barracos pendentes à beira de rios ou favelas a mansões incríveis com vista cinematográfica.
Estou absolutamente descrente no governo do Estado do Rio.
um abraço, carioca sempre

Cris Caetano disse...

Nunca tivemos um Governo e uma Prefeitura como a atual. A grande preocupação é o xixi no Carnaval, o resto é apenas o resto.

Beijos

Maria disse...

Não me pronuncio sobre um tema que desconheço...
Boas férias, Cris!

Beijinhos.

Cris Caetano disse...

Pois... :) Brigada, querida!

Beijinhos

Carolina Pera disse...

Foi triste mesmo! Aguardo seu retorno das férias :D

Georgia disse...

É amiga, cada vez mais eu vou perdendo as esperancas de um dia voltar a morar no Brasil...é uma pena que as coisas mudam em ritmo tao lento para melhor e num ritmo tao acelerado para o pior.

Abracos

Cris Caetano disse...

Bjins, Carol! :)

Cris Caetano disse...

Ai, amiga, fique por aí mesmo, nem o Canadá se salva... minha prima e o marido moram lá e ele me disse que é igual, não fazem manutenção nem nas pontes por ter um custo muito caro. :(

Beijos

Georgia disse...

Ainda no carnaval???


Bjao

Cris Caetano disse...

Não, voltei ao trabalho hoje.

Beijão

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.