quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Violência como prazer



Diferentemente do que andam dizendo por aí, não é por que a educação no Brasil é precária que algumas bestas resolvem, do nada, agredirem outras num estádio de futebol e tentam matar-se uns aos outros num prazer que transcende o animalesco, já que os animais matam para comer e não por prazer.


Não sou socióloga, nem psicóloga, mas é só pensar um bocadinho. Caso fosse por falta de educação a Inglaterra nunca teria, em seu passado, a mancha de muitas mortes nos confrontos com os Holligans, e ainda hoje, no dia do jogo entre Milan e Ajax, um confronto entre torcedores deixou 6 feridos sendo que 3 foram esfaqueados, o Milan é da Itália e o Ajax, da Holanda, todos países de 1º Mundo. 

Nem tampouco é alguma paixão pelo time preferido, esse tipo de gente se reúne com a intenção de agredir. No jogo que aconteceu no Brasil, a torcida que ganhava o jogo avançou sobre a adversária do nada e já é sabido que avisaram antecipadamente que não levariam mulheres e crianças ao jogo por que não seria seguro. 

A questão é bem mais profunda, e não é a escola que vai mudar a agressividade dessas pessoas, falta a eles olhar o próximo como um semelhante, talvez eles não tenham aprendido e nem estejam com vontade de aprender, talvez venham de lares completamente desestruturados, quem sabe? Só se a pedagogia das escolas mudar e passar a fazer o papel de pai e mãe, mas é esse o papel da escola? Falta compaixão, falta dar valor a algo importantíssimo: à vida, que para esse tipo de gente, não vale absolutamente nada, descontam todas as suas frustrações em socos com a intenção de matar o outro. 

Não dá para esperarmos que essas pessoas "acordem para a vida" e modifiquem suas ações, eu espero sinceramente, que desta vez o Brasil pratique ações semelhantes às que a Inglaterra tomou contra os Holligans. 

2 comentários:

Luis Eme disse...

pois não, Cris.

é no seio da família que se educa, que se dão bons ou maus exemplos...

beijos

Cris Caetano disse...

Beijos, Luis

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.