segunda-feira, 12 de dezembro de 2005

Literatura e música - "Aquela Canção"

Compilação exibe os vínculos tênues entre os sons e as palavras

De variados graus e nuances de sutileza ou evidência se revestem as formas de relação entre conto e canção em "Aquela Canção", original livro com CD encartado trazendo 12 contos e as 12 músicas - clássicas, na maioria - em que foram inspirados.

Um conto-poema do poeta Eucanaã Ferraz, dividido em tercetos, soa como o desenvolvimento de um decassílabo de "Carinhoso" (de Pixinguinha e João de Barro; com Marisa Monte, no CD), o "Vem sentir o calor dos lábios meus". Clamor que ecoa no fundo da atmosfera de espera e desejo erguida em "Vem".

Em "Menina dos Olhos", todos os versos e todo o clima de "Pela Luz dos Olhos Teus" (de Vinicius de Moraes; com Miúcha e Daniel Jobim) se aplicam à história de amor infantil envolvendo um garoto buftálmico criada por outro poeta, o autonomeado Glauco Mattoso, hoje cego. Texto e música-tema em casamento perfeito.

Mesma correspondência não se observa entre "É Doce Morrer no Mar" (de Dorival Caymmi e Jorge Amado, com Olivia Hime) e a história homônima do angolano José Eduardo Agualusa. Na sua culminância, um duplo assassinato passional, seguido de suicídio, nem um pouco caymmianos.

Ao contrário, tudo é propriedade e pertinência entre "Bárbara no Inverno", de Milton Hatoum, e "Atrás da Porta" (de Francis Hime e Chico Buarque, com Zélia Duncan). A oblíqua relação de ambos participa da profundidade e complexidade do conto, sobre a vida amorosa de um casal exilado em Paris durante a ditadura.

Vinculações tênues, implícitas, não óbvias, entre uma forma artística e outra caracterizam também outros textos, nos quais a canção fica como que sugerida como trilha poética-musical a ilustrar sutilmente o narrado.


Aquela Canção - 12 Contos para 12 Músicas
» Autores: Livia Garcia-Roza, Eucanaã Ferraz, Beatriz Bracher, Paulo Rodrigues, Moacyr Scliar, Marçal Aquino, José Eduardo Agualusa, Rodrigo Lacerda, Glauco Mattoso, Milton Hatoum, Luis Fernando Verissimo, Adriana Lisboa.
»
Editora: Publifolha.
»
Quanto: 39,90 (176 págs.) .

n.r.: a matéria é de Carlos Rennó, letrista e jornalista, organizador de "Gilberto Gil - Todas as Letras" (Companhia das Letras) e autor de "Cole Porter - Canções, Versões" (Paulicéia).

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.