segunda-feira, 12 de setembro de 2005

A inspiração de "O Grito"

Identificada paisagem que inspirou Edvard Munch



Uma historiadora de arte identificou a paisagem que inspirou o pintor expressionista norueguês, Edvard Munch (1863-1944) a fazer seu quadro mais famoso, a obra intitulada "O Grito".

Segundo Sue Pridaux, trata-se de "Kristiania", atual Oslo, vista de Ekeberg, em cujo asilo psiquiátrico a irmã mais nova de Munch, Laura, foi internada por causa de sua esquizofrenia. O lugar também fica perto do matadouro da cidade, explica a especialista, citada hoje pelo jornal The Times.

Segundo Pridaux, os gritos dos animais no matadouro combinados com os dos loucos no asilo, intensificaram a ansiedade do artista sobre seu próprio estado de saúde. Munch que perdeu a mãe e a irmã mais velha na infância, sofreu com frequentes depressões e crises de alcoolismo.

O famoso quadro mostra uma linha diagonal, que segundo se achava, representava uma ponte, mas Pridaux a identificou como sendo um muro de segurança que ainda existe na região. Munch utilizou esse mesmo fundo em suas obras "Desespero" e "Ansiedade".


"Desespero"

Existem ainda 4 versões de "O Grito", uma das quais foi roubada da Galeria Nacional de Oslo, em 1944, mas já foi recuperada. Outra, subtraída no ano passado no Museu Munch, da capital norueguesa, continua desaparecido.


"Ansiedade"

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.