segunda-feira, 26 de novembro de 2012

COPA 2014 e seu mascote








Toda Copa do Mundo tem um mascote, o animal escolhido como mascote na Copa que acontecerá no Brasil, em 2014, foi o nosso fofo tatu-bola, que para se proteger se enrola no formato esférico ficando com a aparência de uma bola e é por isso que é assim denominado.








Explicação lógica, animal bem escolhido em função do lugar da Copa e até aí tudo ótimo. Só que... embora o país escolhido seja o Brasil, o nome não poderia ser tão brasileiro, a FIFA decidiu que o nome do mascote deveria ser pronunciável em qualquer país e segue abaixo a lógica da FIFA depois da peneiragem de mais ou menos 450 nomes.

Amijubi: é a união das palavras "amizade" e "júbilo", duas características marcantes da personalidade do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi guarani, em que a palavra "juba" quer dizer amarelo - a cor predominante no mascote.

Fuleco: é a mistura das palavras "futebol" e "ecologia", dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O nome do nosso mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente.

Zuzeco: foi formado dos elementos principais de "azul" e "ecologia". Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o país e do nosso lindo céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do mascote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro.

As pessoas deveriam escolher um dos três e em função do menos pior - pelo que se lê nas redes sociais - foi escolhido o nome FULECO.

Além de ser um nome feio, fulecar existe como verbo e não é coisa boa, é perder no jogo. Enfim, o nome é feio e tatu é de tão fácil pronúncia que não dá para entender essa desculpa da FIFA.



A brincadeira nas redes sociais diz que Fuleco é uma mistura de futebol com timeco, em função da péssima atuação da seleção brasileira.

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.