quinta-feira, 27 de maio de 2010

Galardão ECOXXI

Município de Vila Nova de Gaia galardoado pela quarta vez consecutiva


O Município de Vila Nova de Gaia vai receber pela quarta vez consecutiva o Galardão ECOXXI, numa cerimónia que se realiza na próxima quinta feira (dia 27), pelas 14h30, no Centro de Ciência e Tecnologia da Maia, na qual estará presente a Vereadora do Ambiente, Eng.ª Mercês Ferreira.

O Desde o ano de 2005 que o Município de Vila Nova de Gaia tem sido galardoado com Bandeira Verde ECO XXI, tendo no último ano (2009) obtido a melhor classificação de todos os Municípios das Grandes Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto.

De realçar que nos indicadores mais relevantes e considerados de excelência, o Município de Vila Nova de Gaia obteve uma pontuação exemplar, como por exemplo, a valorização do papel da Energia na gestão municipal, promoção da educação ambiental por iniciativa do Município, cooperação com a sociedade civil, educação ambiental/ambiente marinho e costeiro, participação pública e Agenda 21 Local, sistemas de abastecimento de água, sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais, produção e recolha selectiva de resíduos urbanos, tratamento e valorização de resíduos urbanos e turismo sustentável. Indicadores estes que são, na actualidade, aqueles que visam a mudança de paradigma do desenvolvimento local a caminho da sustentabilidade.

O Projecto ECOXXI, inspirado nos objectivos da Agenda 21 Local, pretende destacar as boas práticas de sustentabilidade no universo municipal, nomeadamente pela educação ambiental através de um sistema de 23 indicadores e sub-indicadores, os quais avaliam os vertentes da sustentabilidade na gestão de recursos, como por exemplo a energia, mobilidade, floresta, resíduos, conservação da natureza, biodiversidade, turismo, ordenamento do território, qualidade do ar e água, agricultura sustentável, emprego na área do ambiente.

Motivar os municípios para a importância do papel que desempenham como agentes participativos no processo de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável formal e não formal é, no essencial, o objectivo do Projecto ECOXXI.


Com a implementação do Projecto ECOXXI, a Associação Bandeira Azul da Europa pretende potenciar pelo reconhecimento o esforço desenvolvido por todos os Municípios na implementação de medidas que caminhem para o reforço da sustentabilidade ambiental.

. . .


Fiquei feliz porque tenho um carinho especial pela cidade onde passei mais tempo da minha vida em Portugal.

fonte:Portal Cidadão de Vila Nova de Gaia

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.