quinta-feira, 2 de julho de 2009

Grégoire Bouillier e Sophie Calle na FLIP

A exposição do Adeus


A mostra autobiográfica 'Cuide de você', que vem ao Brasil em 10 de julho, tem como ponto de partida uma carta de ruptura. O escritor Grégoire Bouillier rompeu com a namorada, a artista plástica Sophie Calle, por e-mail. Ela usou o adeus para fazer um trabalho artístico.



Todo mundo que já passou por uma separação sabe o quanto dói a última conversa, aquela que, depois de algumas discussões sobre a relação, põe mesmo um ponto final no romance e míngua qualquer expectativa de reconquista. Se poucas situações são mais doloridas que essa última troca de palavras, uma delas, certamente, é constatar que o namoro acabou, levando um fora por e-mail.

A artista plástica francesa Sophie Calle passou por isso em 2004 e não quis pensar no assunto sozinha. Ao receber a mensagem do então namorado, o escritor francês Grégoire Bouillier, dando fim à relação, decidiu dividir a dor com 107 mulheres, algumas próximas, outras nem tanto. Pediu a todas que interpretassem e comentassem a mensagem do ex e fez das respostas uma exposição com o sugestivo nome de 'Cuide de você' (em francês, 'Prenez soin de vous', última frase do e-mail de Grégoire). A obra, composta de textos, vídeos e fotos, representou a França na Bienal de Veneza, fez sucesso em Nova York e, este mês, no dia 10, chega ao Brasil.

Para entender o que provocou tanto a escrita do e-mail de Grégoire (leia a íntegra da carta abaixo:



O primeiro encontro público entre eles desde a separação está marcado para o dia 4 de julho, durante a FLIP (Festa Literária de Paraty), numa mesa sobre vivência pessoal e ficção.



"Sophie foi convidada pelo festival e pediram que trouxesse um escritor. Ela propôs que fosse eu, porque estou um pouco envolvido no seu trabalho e porque no meu segundo livro, L'invité mystère, falo um pouco dela. É uma ocasião para o debate de nossas relações, mas também para o trabalho de cada um", disse Grégoire em entrevista à revista Marie Claire.

Sophie Calle - Cuide de você:
São Paulo:
entre 10 de julho e 7 de setembro no Sesc Pompeia.
Salvador: de 22 de setembro a 22 de julho no Museu de Arte Moderna da Bahia.
Realização: Associação Cultural Vídeo Brasil e Sesc São Paulo.


fonte: Revista Marie Claire
reportagem: Constança Tatsch

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.