sexta-feira, 5 de junho de 2009

Mostra sobre Serge Gainsbourg abre nesta sexta-feira em São Paulo

Nesta sexta-feira (5 de junho), abre em São Paulo, no Sesc Paulista, a exposição "Gainsbourg, Artista, Cantor, Poeta, etc", dedicada ao artista francês Serge Gainsbourg. A mostra é parte do calendário do Ano da França no Brasil e ficará aberta até o dia 7 de setembro, com entrada gratuita.



"Gainsbourg, Artista, Cantor, Poeta, etc"é formada por 24 instalações visuais e sonoras com trechos de filmes, vídeos, making ofs, entrevistas, fotografias, reproduções de documentos e depoimentos de artistas que conviveram com o ícone da cultura pop francesa.



A mostra é dividida em quatro períodos da vida de Gainsbourg. O "período azul" (1958-1964), retrata a fase inicial da carreia artística, focada na pintura. "Os ídolos" (1965-1969) mostra a influência dos ídolos da canção e do pop inglêsna vida do francês. "A Decadança" (1969-1979) trata do período após o escândalo causado pela canção "Je t'aime moi non plus", quando sua criatividade vai além das fronteiras da variedade francesa e é marcada pela parceria com Jane Birkin (sua mulher, com quem teve a filha Charlotte). A última parte, "Ecce Homo" (1979-...), aborda os anos 80, quando Gainsbourg levou a cultura rastafari à França após conhecer Bob Marley e explorou a mixagem de culturas e gêneros.



Concebida pelo Musée de la Musique, a exposição foi visitada por 120 mil pessoas quando montada em Paris, em 2008.


fonte:UOL

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.