sexta-feira, 31 de outubro de 2008



Não sou uma vitória ou uma derrota,
mas me conquisto sempre cada dia,
procurando essa forma mais remota
do que em mim nos instantes se perdia.
Nem um profundo mar, nem superfície,
nem vento ou pedra: leve, na existência,
balanço entre as montanhas e a planície
com asas no sentir, preso à consciência.
Tudo o que é meu anseia uma amplidão,
de um céu inacabado a nostalgia.

É o peso desta terra em minha mão.
E enquanto espero o mundo na Poesia
enfim suprir, eu luto e mais persigo
esta idéia de mim, que não consigo.


Lupe Cotrim
foto: Geoffroy Demarquet

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Primeira mostra do designer Karim Rashid no Brasil

Nascido em Cairo, no Egito, e criado no Canadá, o designer Karim Rashid ganha a partir desta quinta (23) a primeira exposição retrospectiva de suas obras, que vão desde utensílios domésticos até instalações artísticas e projetos de arquitetura. A abertura de "Karim Rashid - Arte e Design num Mundo Global" acontece nesta quinta (23), às 20h, e a exposição fica em cartaz até 04 de janeiro de 2009.

Karim, vencedor assíduo de premiações internacionais de design industrial, é tido por críticos como o curador nova-iorquino Jeffrey Deitch como um dos criadores que melhor concilia arte, design, entretenimento e comércio. Em um texto que divulgou como "Karimanifesto", o designer afirma que sua intenção é "fazer as pessoas participarem do mundo contemporâneo" e "vê-las se livrarem da nostalgia, das tradições antiquadas, de velhos rituais, do kitsch e do sem sentido".



Na longa lista de clientes do escritório de Karim Rashid, que atualmente está envolvida em 50 projetos em 27 países, figuram grandes empresas como Prada, Sony e Giorgio Armani, além da marca brasileira de calçados femininos Melissa.

As 60 peças da exposição "Karim Rashid - Arte e Design num Mundo Global" incluem objetos, móveis e embalagens, e vieram do acervo do museu alemão Die Neue Sammlung, de Munique. A montagem da exposição foi desenhada por Karim e pelo curador Albrecht Bangert, que afirmou ter como uma de suas metas ressaltar a "dimensão espiritual" do trabalho do egípcio.



Além de palestrante em diversas universidades pelo planeta, Karim Rashid é também autor dos livros "Digipop", da editora Taschen, e "Design Yourself" (2006), da Harper Collins.



"Karim Rashid - Arte e Design num Mundo Global"
»Onde:
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201, Pinheiros, São Paulo - tel. (11) 2245-1900
»Quando: de 23/10 (abertura, 20h) a 04/01/2009
terça a domingo das 11h às 20h
»Quanto: grátis


fonte:UOL

segunda-feira, 27 de outubro de 2008



Entraste devagarinho dentro de mim. E eu deixei.
Inundaste-me com a alegria de um menino. E eu sorri.
Dançámos todas as danças que havia para inventar. Estremeci
e o teu coração bateu forte, apressado.
No vai e vem das marés andámos por caminhos proibidos. E tu sabias.
Demos as mãos com a ternura do amor primeiro. O nosso.
Pintámos esse amor com o vermelho da paixão. Vivido.
Das palavras que nos dissemos só uma ficou acordada. Falo da saudade
Todas as outras adormeceram no tempo no dia na hora que não escolhemos
Vejo os teus olhos que me sorriem e tu não me vês.
Dou-te um abraço apertado que tu não sentes.
Beijo-te o corpo sem te tocar e amo-te!
Mantenho o teu cheiro, que guardo com todos os sentidos.
Vives rente ao meu coração que ainda bate descompassado, por ti.
Agora sou eu que quero sair de dentro de mim.
Estilhaçar-me em mil pedaços.
… e não consigo…


Maria in O Cheiro da Ilha
foto: Tommy Edwards

Pra começar bem a semaninha




fonte:YouTube

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Homem perfeito não existe

por Arnaldo Jabor


"Não existe homem fiel. Você já pode ter ouvido isso algumas vezes, mas afirmo com propriedade. Não é desabafo. É palavra de homem que conhece muitos homens e que conhecem, por sua vez, muitos homens. Nenhum homem é fiel, mas pode estar fiel (ou porque está apaixonado (algo que não dura muito tempo - no máximo alguns meses - nem se iluda) ou porque está cercado por todos os lados (veremos adiante que não adianta cercá-lo (isso vai se voltar contra você)..A única exceção é o crente extremamente convicto.Se você quer um homem que seja fiel, procure um crente daqueles bitolados, mas agüente as outras conseqüências.

Não desanime. O homem é capaz de te trair e de te amar ao mesmo tempo. A traição do homem é hormonal, efêmera, para satisfazer a lascívia. Não é como a da mulher. Mulher tem que admirar para trair; ter algum envolvimento. O homem só precisa de uma banda. A mulher precisa de um motivo para trair, o homem precisa de uma mulher.

Não fique desencantada com a vida por isso. A traição tem seu lado positivo. Até digo, é um mal necessário. O cara que fica cercado, sem trair, é infeliz no casamento, seu desempenho sexual diminui (isso mesmo, o desempenho com a esposa diminui), ele fica mal da cabeça. Entenda de uma vez por todas: homens e mulheres são diferentes. Se quiser alguém que pense como você, vire lésbica (várias já fizeram isso e deu certo), ou case com um gay enrustido que precisa de uma mulher para se enquadrar no modelo social. Todo ser humano busca a felicidade, a realização. E a realização nada mais é do que a sensação de prazer (isso é química, está tudo no cérebro).

....

Não tente mudar para seu homem ser fiel. Não adianta. Silicone, curso de dança sensual, se vestir de enfermeira etc... Nada disso vai adiantar. É lógico que quanto mais largada você for, menor a vontade do homem de ficar com você e maior as chances do divórcio. Se perfeição adiantasse, Julia Roberts não tinha casado três vezes. Até Gisele Bündchen foi largada por Di Caprio. Não é você que vai ser diferente (mas é bom não desanimar e sempre dar aquela malhadinha).

O segredo é dar espaço para o homem viajar nos seus desejos (na maioria das vezes, quando ele não está sufocado pela mulher, ele nem chega a trair, fica só nas paqueras, (troca de olhares). Finja que não sabe que ele dá umas pegadas por fora. Isso é o segredo para um bom casamento. Deixe ele se distrair, todos precisam de lazer.

Se você busca o homem perfeito, pode continuar vendo novela das seis. Eles não existem nesse conceito que você imagina. Os homens perfeitos de hoje são aqueles bem desenvolvidos profissionalmente, que traem esporadicamente (uma vez a cada dois meses, por exemplo), mas que respeitam a mulher, ou seja, não gastam o dinheiro da família com amantes, não constituem outra família, não traem muitas vezes, não mantêm relações várias vezes com a mesma mulher (para não criar vínculos) e, sobretudo, são muuuuuito discretos: não deixam a esposa e nem ninguém da sua relação, como amigas, familiares saberem.

Só, e somente só, um amigo ou outro dele deve saber, faz parte do prazer do homem contar vantagem sexual. Pegar e não falar para os amigos é pior do que não pegar. As traições do homem perfeito geralmente são numa escapolida numa boite, ou com uma garota de programa (usando camisinha e sem fazer sexo oral nela), ou mesmo com uma mulher casada de passagem por sua cidade. O homem perfeito nunca trai com mulheres solteiras. Elas são causadoras de problemas. Isso remete ao próximo tópico.

Esse tópico não é para as esposas, é só para as solteiras e amantes.

Esqueçam de uma vez por todas esse negócio de que homem não gosta de mulher fácil. Homem adora mulher fácil. Se 'der' de prima então, é o máximo.Todo homem sabe que não existe mulher santa. Se ela está se fazendo de difícil ele parte para outra. A oferta é muito maior do que a procura. O mercado está cheio de mulher gostosa. O que homem não gosta é de mulher que liga no dia seguinte. Isso não é ser fácil, é ser problemática (mulher problema). Ou, como se diz na gíria, é pepino puro. O fato de você não ligar para o homem e ele gostar de você não quer dizer que foi por você se fazer de difícil, mas sim por você não representar ameaça para ele.Ele vai ficar com tanta simpatia por você que você pode até conseguir fisgá-lo e roubá-lo da mulher. Ele vai começar a se envolver sem perceber. Vai começar a te procurar. Se ele não te procurar, era porque ele só queria aquilo mesmo. Parta para outro e deixe esse de stand by. Não vá se vingar, você só piora a situação e não lucra nada com isso. Não se sinta usada, você também fez uso do corpo dele – faz parte do jogo; guarde como um momento bom de sua vida.

90% dos homens não querem nada sério.Os 10% restantes estão momentaneamente cansados da vida de balada ou estão ficando com má fama por não estarem casados ou enamorados; por isso procuram casamento. Portanto, são máximas as chances do homem mentir em quase tudo que te fala no primeiro encontro (ele só quer te comer, sempre). Não seja idiota, aproveite o momento, finja que acredita que ele está apaixonado, dê logo para ele (e corra o risco de fisgá-lo) ou então nem saia com ele. Fazer doce só agrava a situação. Estamos em 2007 e não em 1957. Esqueça os conselhos da sua avó, os tempos são outros.

Para ser uma boa esposa e para ter um casamento pelo resto da vida faça o seguinte:Tente achar o homem perfeito, dê espaço para ele.Não o sufoque. Ele precisa de um tempo para sua satisfação. Seja uma boa esposa, mantenha-se bonita, malhe, tenha uma profissão (não seja dona-de-casa), seja independente e mantenha o clima legal em casa. Nada de sufocos, de 'conversar sobre a relação', de ficar mexendo no celular dele, de ficar apertando o cerco etc. Você pode até criar 'muros' para ele, mas crie muros invisíveis e não muito altos. Se ele perceber ou ficar sem saída, vai se sentir ameaçado e o casamento vai começar a ruir.

Se você está revoltada por este texto, aqui vai um conselho: vá tomar uma água e volte para ler com o espírito desarmado. Se revoltar com o que está escrito não vai resolver nada em sua vida. Acreditar que o que está aqui é mentira ou exagero pode ser uma boa técnica (iludir-se faz parte da vida, se você é dessas, boa sorte!). Mas tudo é a pura verdade. Seu marido/noivo/namorado te ama, tenha certeza, senão não estaria com você, mas trair é como um remédio; um lubrificante para o motor do carro. Isso é científico. O homem que você deve buscar para ser feliz é o homem perfeito. Diferente disso, ou é crente, ou gay ou tem algum trauma (e na maioria dos casos vão ser pobres). O que você procura pode ser impossível de achar, então, procure algo que você pode achar e seja feliz ao invés de passar a vida inteira procurando algo indefectível que você nunca vai encontrar. Espero ter ajudado em alguma coisa.


fonte:jornais

Premiação

Dardos


A indicação do "Prêmio Dardos" foi-me indicado pela Ana e pela Maria, este "se destina a reconhecer os valores que cada blogueiro mostra a cada dia, seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc.
Em suma demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras.
Este prémio foi criado com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.
Quem recebe o "PRÉMIO DARDOS" e o aceita, deve seguir algumas regras:
-Exibir a respectiva imagem
-Linkar o blog do qual recebeu o prémio
-Escolher 15 blogs para entregar o "PRÉMIO DARDOS".

Muito obrigada à duas amigas queridíssimas: Ana e Maria.

Mas a questão que se levanta é a relação entre a imagem representativa do prêmio e o seu nome. Eu disse no blog da Ana - Pedras No Sapato - que o nome talvez devesse ser: queima a mufa, queima a cachola ou coisa parecida, já que sai de algum lugar - presumo que ali seja uma cabeça - uma grande fumacinha. Não entendo a cara do bicho, ainda coloquei os óculos de perto e chego a conclusão que preciso voltar ao oftalmo.

Os que nomeio são os que habitualmente e diariamente andam por aqui comentando e já fazem parte desse "Nuvens".


fonte:Pedras No Sapato e O Cheiro da Ilha

terça-feira, 21 de outubro de 2008


Serenamente


Aqui serenamente
sou feliz
sem qualquer memória do passado

sem qualquer cansaço
mascarado
ou trevas que encubram
qualquer escombro

de ti tudo o que vem
é quente e súbito

da tua voz
amor
do nosso encontro único


Maria Teresa Horta
foto: Christian Coigny

Budapeste



Dois filhotes de leopardos persas de quatro semanas de idade são apresentados ao público no zoológico de Budapeste, na Hungria. Os felinos bebês nasceram no dia 29 de setembro.

Se não crescessem, eu ficava com um pra mim. Cute, cute, cute.


fonte:UOL

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Skatistas e Instituto fazem abertura de exposição em SP

Em iniciativa conjunta, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) e o Paço das Artes realizam simultaneamente a exposição "I/Legítimo: Dentro e Fora de Circuito", a partir de sábado (18).

"Executivos Azuis", de Tiago Judas; em uma iniciativa conjunta, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) e o Paço das Artes realizam simultaneamente a exposição "I/Legítimo: Dentro e Fora de Circuito", que abre ao público a partir deste sábado (18/10). A exposição está dividida em dois núcleos: "Espaço em Movimento", no MIS, e"Zona de Ação", no Paço das Artes


Com curadoria de Priscila Arantes e Fernando Oliva, a mostra questiona os mecanismos de legitimação no sistema da arte, além de suas fronteiras e intersecções com outros circuitos.

A exposição contará com diversas performances - como skatistas profissionais usando esculturas para fazer manobras e apresentação do coletivo Instituto - e terá espaço para várias formas de expressão artística como quadrinhos, tatuagem, grafite e videoclipes.

"Procuramos lugares de fronteira, que ainda não são relacionados oficialmente como dentro do mainstream da arte contemporânea", disse Fernando Oliva, Gerente de Projetos do MIS, à Folha Online.

"O objetivo não é identificar quem está dentro ou fora do 'mainstream'", explica Oliva. A curadoria apresentou a idéia da "fronteira" aos artistas na forma de uma provocação. "A exposição são as respostas dos artistas a essa provocação --você está em processo de legitimação ou não? Você faz parte do mainstream ou não?", afirma o curador, acrescentando que a exposição "não tem o poder nem o objetivo de identificar e de dizer quem está dentro e quem está fora do 'mainstream'".

Serão expostos trabalhos e ações de 42 artistas e coletivos da Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, EUA, França, Inglaterra, Peru, Romênia e Uruguai, nos mais diversos suportes - animação, fotografia, vídeo, performance, instalação, arte digital, música, escultura, desenho e pintura.

A parte em exposição no MIS conta ainda com três curadorias convidadas, nas seções Contos Urbanos (de Marcos Mello, em co-realização com a produtora Expomus), Periferias Digitais (Ronaldo Lemos) e Hackerativismo (Fabiana Faleiros).

"A proposta é criar uma zona de discussão, instigar a reflexão sobre o que vem a ser o sistema da arte como um todo, além de questionar o papel das instituições culturais nesse contexto", afirma Oliva. "Queremos repensar os mecanismos e processos de legitimação, de incorporação e de exclusão no circuito artístico convencional e no underground, por isso trabalhamos com uma gama de proposições tão diversa."

Abertura
No Paço das Artes, a exposição começa às 11h, com a inauguração do mural coletivo "De Outros Espaços", obra que reúne seis representantes da arte de rua paulistana.

Às 14 horas, com discotecagem do DJ Ganjaman, tem início as performances do Percurso Skate. Cinco skatistas realizarão manobras em esculturas criadas pelo artista goiano Kboco para o evento. O encerramento fica por conta do coletivo musical Instituto, que se apresenta às 16h.

No MIS, a exposição começa às 18 horas com as projeções coordenadas pelo coletivo Digital Spray, da dupla brasileira Highraff e Charlie, que trabalham a fusão entre animação e pintura.

Enquanto Charlie faz uma pintura sobre parede, Highraff irá projetar e fazer colagem de imagens em tempo real, no improviso. "O que acontecerá é um embate entre a pintura e o vídeo", disse Oliva.

"A discussão que buscamos com a mostra 'I/Legítimo' interessa a ambas instituições, pois diz respeito a questões determinantes da arte e da sociedade contemporâneas", afirma a curadora Priscila Arantes, diretora-adjunta do MIS e do Paço das Artes.

"O Paço das Artes há onze anos incentiva a produção emergente nesse campo, com a realização de sua Temporada de Projetos", explica Arantes. "O MIS, por sua vez, retoma suas atividades com um olhar agudo sobre as artes e as mídias do século 21".

MIS e o Paço

No MIS, os trabalhos expostos são focados no diálogo e na crítica à cultura e à sociedade contemporânea. A participação brasileira será marcada pelas obras de Marcelo Cidade, Nicolás Robbio, Leandro Lima e Gisela Motta, Roberto Bellini, Tiago Judas, Daniel Lisboa, Fabiana Faleiros e Highraff+Charlie.

Na esfera internacional, há obras do artista peruano Gabriel Acevedo Velarde, da cantora canadense Peaches, do britânico David Blandy, da norte-americana Desireé Holman e do australiano Shawn Gladwell.

A mostra no Paço abrange as produções no campo da linguagem visual como desenho, escultura, vídeo e pintura. No Subsolo, será lançado "De Outros Espaços", mural coletivo pintado pelos artistas comissionados Ciro Schuneman, Renan, Milo, Prozak e Thiago Planta.

No Térreo, o romeno Dan Perjovschi, destaque da última Bienal de Veneza, transpõe para as paredes 250 desenhos via papel carbono, em um trabalho de crítica social e questionamento sobre os limites das instituições de arte.

A produção nacional estará representada no Paço por avaf (assume vivid astro focus), Carlos Dias, Carlos Contente, Daniel Lima, Daniel Melin, Fernando Martins e Renato Custódio, Tatá Aeroplano, Tiago Judas, Tinho, Pjota e Rodolpho Parigi.

Serviço

Paço das Artes

Abertura:
18 de outubro (sábado), às 11h. Programação: Discotecagem DJ Daniel Ganjaman: das 14h às 16h; performance "Percurso Skate", das 14h às 16h; show Instituto, das 16h às 17h30
Quando: terças a sextas, das 11h30 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30, até 30 de novembro.
Onde: av. da Universidade, nº 1, tel.: 0/xx/11/ 3814-4832, Cidade Universitária, São Paulo
Quanto: entrada gratuita

MIS

Abertura:
performance Digital Spray: 18 de outubro (sábado), às 19h
Quando: terças a sextas, das 12h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h, até 11 de janeiro de 2009. (Para escolas, mediante agendamento, serão oferecidas visitas na parte da manhã. Para estudantes de cursos noturnos, poderão ser agendadas visitas das 19h às 21h)
Onde: av. Europa, 158. Jardim Europa. São Paulo. Tel.: 0/xx/11/ 2117-4777
Quanto: ingresso de acesso ao espaço expositivo: R$ 4 (adulto); R$ 2 (estudantes). Ingresso grátis aos domingos (exceto para a programação de cinema de circuito) e para maiores de 65 anos


fonte:Folha Online

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

E finalmente chegaram... Ufa!!!

Livros chegam ao estande do Brasil em Frankfurt; editoras já fecham negócios


O estande da Câmara Brasileira do Livro (CBL), no qual estão representadas 39 editoras brasileiras na Feira do Livro de Frankfurt, iniciou a quinta-feira (16) já com as prateleiras cheias. Após passar todo primeiro dia de evento sem livros, por conta de problemas na alfândega espanhola, funcionários da CBL trabalharam desde as 6h30 da manhã para preencher o estande.

A caixa responsável pelo atraso, por conter um símbolo de "material corrosivo", também chegou até Frankfurt. A presidente da CBL, Rosely Boschini, disse ainda não ter decidido o que fará com o volume. "Agora a gente quer mais é esquecer dessa caixa", brincou. A editora Companhia das Letras, que tem estande próprio mas utilizou o serviço de transporte da CBL, também começou o dia com seu espaço completo.

Negócios
Desde quarta-feira, mesmo sem os livros, editores brasileiros já negociam compras e vendas de direitos no estande da CBL. Breno Lerner, diretor editorial da Melhoramentos, comemorava nesta quinta um acordo recém-fechado com uma editora russa, que fornecerá um software de dicionários em troca da base de dados do "Michaelis" para o português (disponível para consulta no UOL). "Os negócios estão indo bem esse ano", afirmou Lerner. "Vamos até fazer um leilão, coisa que há muito tempo não fazíamos, pelos direitos de dois livros do Toni Brandão, porque duas editoras espanholas estão interessadas."

Com um catálogo forte em literatura infantil, a Melhoramentos já participa da feira de Frankfurt há 40 anos. "Fazemos tantos negócios aqui quanto na feira de Bolonha, que acontece em março e é exclusiva para o mercado infantil", diz Lerner. Um acordo "complexo" iniciado em Bolonha este ano, a publicação dos títulos de Ziraldo "Menino Maluquinho" e "Flicts" na China, pode se concretizar em Frankfurt.

"Tem também o 'Meu Pé de Laranja Lima', que por incrível que pareça ainda é o nosso maior sucesso internacional, e que vamos acertar aqui os detalhes de uma edição japonesa em mangá", diz o diretor editorial, rindo. "Os caras mandaram uma primeira versão com o menino ruivo, com um cabelão desse tamanho, os herdeiros do José Mauro de Vasconcelos não gostaram nada."


fonte:UOL

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Musiquinha de hoje

Usando uma expressão antiguinha... "balancem o esqueleto!!!"



Dancei muuuuito essa música!!!


fonte:YouTube

Superman - 70 anos



Uma série de quatro álbuns marca os 70 anos de criação do personagem Super-Homem. O primeiro volume começou a ser vendido neste mês e relança histórias de diferentes épocas do herói.

Este número inicial de "Superman 70 Anos" (Panini, 196 págs., R$ 19,90) traz nove aventuras do homem de aço. Há pelo menos uma de cada década.

A primeira é de 1944 e foi escrita Jerry Siegel, que criou o herói de Krypton com o desenhista Joe Shuster. A história mostra a estréia do vilão Mxyzptlk, conhecido por criar situações irreais ao herói. Siegel assina também o texto de "Retorno a Krypton", de 1960.

As demais histórias selecionadas se destacam por diferentes motivos.

Parte é pelos desenhos, caso dos trabalhos feitos por Frank Miller (de Sin City), John Byrne (que remodelou o herói na metade da década de 1980) e Curt Swan (um dos artistas que mais tento fez a arte do herói).

A edição encerra com outra história com Mxyzptlk, a única produzida neste século. A aventura, publicada nos Estados Unidos em 2005 e lançada há dois anos pela Panini, mostra o que aconteceria se Clark Kent e sua esposa, a repórter Lois Lane, tivessem um superbebê.

A obra traz ainda uma aventura da época em que o herói havia morrido. Ou "morrido", já que voltou da morte meses depois.

A história especial foi publicada no número 500 da revista "Adventures of Superman", de junho de 1993.

Super-Homem encontra o pai num plano intermediário entre a vida e a morte. Jonathan Kent, nome do pai do herói, tinha sofrido um ataque cardíaco e estava à beira do falecimento. A aventura encerrava com a descoberta de que o corpo do herói não estava mais no caixão.

Era o gancho para que surgissem quatro versões diferentes do herói, à época um mistério casado com jogada de marketing da editora DC Comics, que publica as revistas do herói nos Estados Unidos.

"Superman 70 Anos" é a terceira obra com reedição de histórias do super-herói de junho para cá. Em junho, Super-Homem foi o personagem destacado no primeiro número da coleção "DC 70 Anos".

A outra é o segundo volume de "Superman Crônicas", edição de luxo que reedita em ordem cronológica as primeiras aventuras do herói.

O álbum começou a ser vendido em agosto.


fonte:Blog dos Quadrinhos
foto: Capa do 1º volume

terça-feira, 14 de outubro de 2008


Derradeiro Apelo


Estas serão as minhas últimas palavras
aos teus sentidos,
serão o meu apelo derradeiro
Tanto te disse, tanto te escrevi!
Como encontrar agora período preciso,
a perfeita expressão,
para te revelar este silêncio estranho
que me começa a ungir
o exausto coração?!

Vieste-me na hora dadivosa,
na hora imortal
da frutificação:
dei-te toda a doçura dos meus pomos
e voltaste-me as costas
com prazer...
Mas eu bendigo essa tua fome
que saboreou os frutos
que haviam de mais tarde
apodrecer

Foste a montanha azul
que me atraiu os passos;
em cujas arestas agressivas
rasguei meus sonhos,
despenhando-me...

Porém, daqui, da alfombra deste vale
de desfalecimento,
como teus longes me seduzem ainda,
como me apareces belo,
que saudade de ti,
minha montanha azul!
Sou olhos e não tenho visão;
sou boca e tudo me parece insípido;
o meu tato não sente
os espinhos que colhe
na solidão em que me deixaste;
e em vão as rosas da primavera
abrem os lábios
ao meu olfato

Só a tua lembrança
conserva vivo
um pouco do meu ser

Só a tua saudade
prende-me ainda
à beleza da vida

Onde estás?!
Onde estou?!

Sou um corpo
que espera a alma
para acabar de morrer


Gilka Machado
foto: Geoffroy Demarquet

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O Rio... De quem mesmo?

por Ricardo Noblat




Carlos Lacerda, governador do extinto Estado da Guanabara, disse uma vez: "Eu mudo de idéia sempre que encontro uma melhor do que a minha". A frase esperta ganhou uma versão popular também atribuída a ele: "Quem tem idéia fixa é louco".

Ora, mas por que resgato Lacerda? Para falar mal de Eduardo Paes, candidato do PMDB a prefeito do Rio.

Nada demais que Paes tenha pedido desculpas a Lula por chamá-lo de “líder da quadrilha” do mensalão. Na época, era deputado federal do PSDB e membro da CPI que investigou o escândalo.

Nascera para a política na escolinha do professor Cesar Maia. Saltara do PV para o PFL e PTB. Mais tarde, por seu desassombro cívico, foi promovido a secretário-geral do PSDB. Aderiu ao PMDB quando vislumbrou a chance de ser candidato a prefeito do Rio com o apoio do governador Sérgio Cabral.

Ao concluir que fora injusto com Lula, tinha mais era que pedir desculpas. Sabe como é: no calor de uma discussão dizemos coisas das quais nos arrependemos depois. Acontece no âmbito das melhores famílias.

Paes foi um dos poucos políticos que tentaram envolver Lulinha, filho de Lula, com a operação de compra e venda de votos montada pela cúpula do PT. Uma vez que nada restou provado contra Lulinha, seria compreensível que remetesse à mãe dele, dona Maria Letícia, uma carta de retratação. Sabe como é mãe...

O comportamento de Paes só é censurável à luz da oportunidade – ou do oportunismo se preferirem. E é isso que faz toda a diferença.

O mensalão foi denunciado pelo ex-deputado Roberto Jefferson no dia 6 de junho de 2005 – lá se vão três anos, quatro meses e alguns dias.

Em agosto do ano passado, o Supremo Tribunal Federal indiciou 40 pessoas acusadas de fazerem parte da “sofisticada organização criminosa” que quis se apossar de parte do aparelho do Estado. Lula não foi denunciado. Tampouco Lulinha.

Quer dizer: Paes teve tempo de sobra para pedir perdão a Lula, Lulinha e a dona Marisa Letícia. Por que só o fez na semana passada? Por que só agora quando corre o risco de ser derrotado por Fernando Gabeira (PV) no segundo turno da eleição para prefeito do Rio?

Na verdade, o pedido de desculpas e a carta enviada a dona Marisa Letícia foram o preço pago de bom grado por Paes para poder posar alegre ao lado de um Lula visivelmente constrangido. E para que Lula gravasse um vídeo onde cobra votos para ele.

Depois de ter sido humilhado, e de ter-se deixado humilhar, Paes protagonizou um memorável show de cinismo. “Se enviei carta a alguém, é carta pessoal”, esquivou-se. “Não teve nenhum pedido de desculpa”. E por fim “Ninguém quer surfar na popularidade do presidente. Ninguém tem a ilusão de que a população é gado e nem massa de manobra”.

Menos, Paes! Mais respeito à inteligência alheia! Se não lhe interessa tirar proveito da popularidade de Lula por que a foto sorridente ao lado dele e de Cabral? E por que o vídeo?

A eleição carioca está indefinida. A mais recente pesquisa do Instituto Datafolha registrou empate técnico entre Paes e Gabeira com uma minúscula vantagem em favor do último.

Continua de pé a receita infalível do ex-governador Leonel Brizola para se ganhar eleição majoritária no Rio: atraia mais votos na zona oeste e perca de pouco na zona sul.

Paes investe pesado na zona sul, onde Gabeira lhe roubou votos. A zona oeste parece menos refratária a Gabeira do que ele imaginava embora mais receptiva a Paes.

Com 38 anos, Paes foi a novidade do primeiro turno da eleição. A novidade do segundo é Gabeira com 67 anos. Paes saiu na boa da direita para a esquerda. Gabeira ficou mais ou menos onde sempre esteve. A direita foi que se mexeu na direção dele.

Convencido da derrota de Marta Suplicy (PT) em São Paulo, Lula quer fingir que ganhou no Rio se Paes de fato ganhar. Se der Gabeira, José Serra, aspirante à vaga de Lula, dirá – e com razão - que venceu no Rio e em São Paulo.

(Em tempo: espero que Paes não se sinta ofendido com o comentário acima. Se eu concluir que fui injusto com ele, daqui a três ou quatro anos lhe pedirei desculpas.)



fonte:Blog do Noblat

Ainda vou a tempo...





Foi no sábado, mas convido as amigas, os amigos e a quem aqui passar a aceitarem uma fatia de bolo e uma champagne.


fonte:euzinha

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Bom fim de semana

Beware it's a wild world




n.r.: minha caixa está cheia de emails por ler e por enviar, domingo será "o dia", me aguarde!


fonte:YouTube

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Janis Joplin

é muito bom ouvir Janis Joplin.




fonte:YouTube

Inspiração

Hoje a minha inspiração veio de longe: Maria, blog O Cheiro da Ilha.

Já dei muitos suspiros por Oswaldo Montenegro. Hoje, mais crescida, os suspiros continuam se ouço essa música.




fonte:YouTube

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Dólar chega a R$2,31 e Lula recomenda manter o consumo

BC não segura alta. Dólar alto trava negociações para o Natal


O dolár fechou a R$2,31 ontem, com alta de 5,4%. Nem os leilões do Banco Central conseguiram segurar a cotação. A disparada da moeda americana está levando indústria e comércio a rever seus planos para o Natal. A maioria as empresas de eletrodomésticos, como Semp Toshiba, suspendeu temporariamente as vendas. Fabricantes de brinquedos prevêem altas de 15% a 25% dos importados para o fim do ano. A Abras, associação de supermercados, também aposta na necessidade de renegociar contratos fechados para o Natal. Com a crise se agravando na Europa e nos EUA, a Bovespa caiu 4,66%. O presidente Lula, no entanto, pediu que a população não reduza o consumo: "Continuem fazendo as mesmas coisas que faziam."

"Muita gente acha ruim quando eu digo que, se a crise chegar ao Brasil, chegará mais leve. Tem muita gente que acha que é prepotência minha, acha arrogância. Até porque algumas pessoas estão torcendo para que a crise chegue rápido ao Brasil e que cause estragos" - afirmou Lula, no lançamento da plataforma P-51, da Petrobrás, no estaleiro Bras-FELS, em Angra dos Reis.



n.r.: Você está torcendo pelo que o presidente disse? Duvido. Eu também não estou, seria o mesmo que nos chamar de ignorantes e tenho certeza que não sou. É hora de apelar a uma calma no consumo, a crise financeira é global, a cada semana novas tabelas de juros chegam à concessionárias elevando os valores dos financiamento dos automóveis. Os bancos e financeiras reduziram os prazos de créditos para pessoas físicas. Ninguém vai torcer contra o Brasil. Nós, brasileiros que vivemos aqui seríamos os primeiros a perder com a crise, apenas é hora de termos cautela, dar tempo e observar como vai reagir o mercado financeiro com respeito a essa crise que atinge a todos. Mas enfim, fazer o quê? Esse é o presidente que a maioria escolheu através do voto democrático.


fonte:Primeira Página e Abalo Global do Jornal O Globo
foto: Lula na plataforma P-51 (Google)

Vou "despachar" maminha pra Sampa

Academias oferecem programas especiais para terceira idade


Para comemorar o Dia do Idoso, celebrado no dia 27 de setembro no Brasil e no dia 1 de outubro internacionalmente, algumas academias de ginástica lançaram programas especiais focados na terceira idade. Verdade seja dita, há algum tempo a imagem do aposentado que passa o dia de pijama em casa vem sendo substituída graças a uma série de atividades promovidas em diferentes segmentos para este público. UOL Estilo reuniu algumas novidades e sugestões de academias onde os idosos encontram exercícios sob medida para combater o sedentarismo e manter o pique:

Bio Ritmo: O programa Bio Master, desenvolvido para alunos de 60 anos ou mais, é composto por uma série completa de condicionamento físico e muscular elaborada de acordo com as necessidades específicas desta faixa etária. Fazem parte do programa séries de exercícios de musculação em aparelhos e ginástica em sala de aula. Também são oferecidas atividades teóricas sobre questões ligadas ao processo de envelhecimento. Aulas de BobyVive, sistema desenvolvido pela Boby Systems, complementam o programa. Trata-se de uma aula pré-coreografada com bolas, elásticos e pesos, que mistura exercícios simples, interativos e divertidos que vão aumentando de freqüência. O objetivo do programa é desenvolver a capacidade de força, além de trabalhar a resistência muscular, flexibilidade, agilidade, coordenação e equilíbrio, além de promover um aumento da motivação e promover a socialização.
Onde: Avenida Francisco Matarazzo, s/nº, Shopping West Plaza, 1º piso, bloco C, Água Branca, São Paulo (SP) e mais uma unidade
Quando: As aulas acontecem três vezes por semana, com uma hora de duração, com horários que variam conforme a unidade
Quanto: A mensalidade para o plano anual custa cerca de R$ 219, variando conforme a unidade
Informações:Tel: 0/XX/11 3871-4000 www.bioritmo.com.br

Companhia Atlhetica: O programa Platinum, voltado para pessoas com mais de 60 anos, oferece atividades físicas orientadas por profissionais especializados em terceira idade, com o objetivo de promover saúde, bem-estar, qualidade de vida, diversão e sociabilização. As atividades incluem musculação, alongamento, hidroginástica e o multiplatinum, que engloba exercícios de flexibilidade, equilíbrio, exercício muscular e condicionamento físico, com duração de 45 minutos.
Onde: Av. Roque Petroni Júnior, 1089, MorumbiShopping, São Paulo, e mais 11 unidades
Quando: Os horários das aulas variam conforme a unidade
Quanto: As mensalidades variam de R$ 249 a R$ 322, conforme a duração do plano e a forma de pagamento
Informações: 0/XX/11 5506-3000 www.ciaathletica.com.br

Competition: O programa Vivendo Melhor da academia tem como proposta a conquista de uma melhora no condicionamento físico e mental dos alunos, além de incentivar a sociabilização, já que a programação oferece aulas interativas e integradas como Circuito, Dança, Hidroginástica e Pilates. O programa é dividido em cinco grupos: Musculação Sênior, Zen, Mexa-se, Hidroginástica e Atividades Extras, cada um com um foco diferente. Na Musculação Sênior o foco é a força e resistência muscular. A parte Zen do programa proporciona melhoria na flexibilidade, postura, além de relaxamento com a ajuda das aulas de Pilates e Alongamento. O Mexa-se é focado no trabalho cardiovascular e condicionamento físico através de aulas de circuito e dança. A Hidroginástica desenvolve o sistema cardiorrespiratório e a coordenação motora, sem impacto nas articulações. Já nas Atividades Extras, os professores agendam palestras, caminhadas, cinema e outros passeios que complementam o trabalho feito na academia.
Onde: Rua Cincinato Braga, 520, Bela Vista, São Paulo (SP) e mais duas unidades
Quando: De segunda a quinta-feira. Os horários variam conforme a unidade
Quanto: As mensalidades variam entre R$ 250 e R$ 400, de acordo com o plano
Informações: 0/XX/11 3171-2777 www.competition.com.br

Runner: O Programa Sênior da academia tem como objetivo a melhora da condição cardiovascular, o fortalecimento músculo-articular e o aumento da flexibilidade. As atividades incluem aulas de ioga, bike natação, corrida (própria para terceira idade), musculação, esteira e bicicleta ergométrica.
Onde: Avenida Angélica, 635, Higienópolis, São Paulo (SP) e mais três unidades
Quando: As aulas e horários variam conforme a unidade
Quanto: A média mensal do plano anual é R$ 145
Informações: 0/XX/11 3667-4874 www.runner.com.br

Teresa Sakuyo Shinda, 82 anos, aluna do Programa Sênior da Runner


Triathon Academia: A Hidro Master, modalidade criada especialmente para alunos da terceira idade, é uma aula de hidroginástica animada com músicas dos anos 60, como Elvis Presley e sucessos da Jovem Guarda, que possivelmente marcaram a vida dos alunos. Os idosos que enfrentam alguma limitação física fazem exercícios específicos com supervisão médica. A duração é de uma hora.
Onde: Rua Lopes Neto, 163, Itaim, São Paulo (SP)
Quando: Segundas, quartas e sextas, às 10h
Quanto: R$ 157 por mês no plano semestral (com direito a todas as aulas de piscina)
Informações: 0/XX/11 3078-2694 / 3078-4174 www.triathon.com.br


fonte:UOL

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Libaneses querem patentear esfiha e quibe

O presidente da Associação das Indústrias do Líbano afirmou que pretende iniciar uma batalha jurídica para impedir que companhias internacionais comercializem pratos com nomes tradicionais da cozinha libanesa como quibe, esfiha e falafel.

"Empresas brasileiras vendem quibes e esfihas nos Estados Unidos sem mencionar que são produtos libaneses", afirmou Fadi Abboud à BBC Brasil.

"Na Grã-Bretanha, por exemplo, são vendidos diariamente meio milhão de produtos chamados 'molho grego', que nada mais são do que o nosso humus."

"Queremos provar que esses pratos são reconhecidamente libaneses, e essas empresas estão infringindo leis de direitos de origem ao usar estes nomes", acrescentou Abboud.

"Se quiserem comercializar esses produtos, que o façam usando outros nomes, não os originais", afirmou o presidente da associação libanesa. "Isso vem nos causando um prejuízo de dezenas de milhares de dólares."

Precedente

Abboud afirma que as empresas israelenses são as que mais se apropriam indevidamente dos pratos.

kibe


"A cada dia mais produtos típicos libaneses são comercializados como se fossem originários de Israel", reclama.

O libanês diz que a estratégia para levar o caso aos tribunais internacionais é registrar os ingredientes e as receitas dos pratos disputados junto ao governo do Líbano.

As autoridades libanesas, por sua vez, acionariam a União Européia em um primeiro passo para a disputa ser reconhecida pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Abboud cita o precedente aberto pelos gregos no caso do queijo feta. A União Européia decidiu, há seis anos, que o queijo feta pode receber tal nome apenas se for produzido em algumas regiões da Grécia e sob condições específicas.

A batalha legal travada entre o governo grego e empresas de laticínios de Alemanha, França e Dinamarca durou cerca de dez anos.

A Justiça européia decidiu que o queijo feta "é amplamente associado com a história grega e vem sendo produzido com este nome há seis mil anos".

Embora o Líbano nunca tenha registrado seus pratos, Abboud afirma que "todos sabem" quais receitas representam a comida libanesa.

Reações em Israel

Ao comentar o caso no Ynetnews, site em inglês do popular grupo israelense Yedioth, um leitor que se identificou como Jacob Erickson, de Tel Aviv, afirmou que a reclamação "é válida".

esfiha


"Mas, se os libaneses vão contestar o direito israelense de produzir e comercializar (os alimentos), espero que contestem também em todo o Oriente Médio e em uma esfera global", acrescentou.

"Minha opinião pessoal é que esses alimentos pertencem ao Oriente Médio e ao território que era conhecido como Palestina, que agora se chama Israel", concluiu Erickson.

Outro leitor, identificado como 'palestino', argumenta na mesma linha e questiona: "Quem disse que esses pratos são libaneses?"

"Esses são pratos conhecidos na Síria, Palestina, Jordânia e Egito e são tradicionais no Oriente Médio há tempos", diz o leitor. "A comida deve ficar de fora da política", completa 'palestino'.

n.r.: Taí mais um motivo pra nhem, nhem, nhem...ó Cristo, meu pai amado...


fonte:BBC Brasil

Pinacoteca mostra obras de Eliseu Visconti, pioneiro do design no Brasil

Na Pinacoteca do Estado de São Paulo está a exposição "Eliseu Visconti: Arte e Design", dedicada a um dos pioneiros do design no país. Nascido em na cidade italiana de Salerno, Eliseu Visconti (1866-1944) formou-se no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro e realizou diversos trabalhos na então chamada "arte decorativa", incluindo painéis, selos, ex libris e utensílios.

Um dos destaques da exposição são os 22 estudos preliminares para o pano de boca do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que foi pintado por Visconti em Paris entre 1906 e 1907. No mesmo periodo, o artista também pintou o teto sobre a platéia e o proscênio do teatro, completando o trabalho apenas em 1915, quando terminou as pinturas do teto do foyer.

A mostra, com curadoria do professor da PUC-RJ Rafael Cardoso, tem cerca de 100 peças e 30 documentos, entre selos feitos para os correios, cartas-bilhetes, projetos de pratos e de jarros em cerâmica, vasos, vitrais, marchetaria, luminárias, estamparia em tecidos e papéis de parede.


fonte:UOL

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Pipi noturno é saudável

Ir ao banheiro no meio da noite reduz risco de câncer de bexiga, diz estudo


Pode haver um lado bom em levantar no meio da noite para ir ao banheiro. Um estudo do Instituto Nacional do Câncer nos Estados Unidos indica que pessoas que acordam para urinar são menos propensas a desenvolver câncer de bexiga.

Comparando 884 pessoas diagnosticadas com o câncer com 996 pessoas saudáveis, os pesquisadores notaram que aqueles que urinam pelo menos duas vezes por noite têm de 40% a 50% menor risco de ter tumores na bexiga.

Em artigo publicado no International Journal of Cancer, os especialistas destacam que a urinação freqüente pode ter um efeito protetor porque reduz o tempo em que a bexiga é exposta a compostos causadores de câncer na urina.

Fumantes que não urinam à noite teriam sete vezes maior risco da doença do que os não-fumantes, mas aqueles que acordam para ir ao banheiro reduziriam esses riscos pela metade. Mais estudos são necessários.


fonte:UOL

domingo, 5 de outubro de 2008

Tô voltando

O mau tempo e a proximidade das eleições me deixaram de mau humor e sem inspiração. O tempo, continua assim, assim, e as eleições aqui no Rio continuam num provável segundo turno, e já começava a me incomodar essa ausência no blog, mas o que fazer se continuava macambúzia?

Foi aí que tive um insigth, que só podia mesmo ser musical, e do nada comecei a cantarolar "Live and Let Die", e pensei: "Esse tema é um bom recomeço, vou lá no meu Nuvens... mas é agora!!!"

E cá estou eu novamente, com direito a uma grande música tema de um filme de James Bond - 007. Volto com direito a fogos de artifício, um grande estrondo, mas eu não poderia ser discreta.




fonte:YouTube

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Em busca de ar fresco

Aproveitando o que disse o Luís (Casario do Ginjal, Largo da Memória e Viagens Pelo Oeste), vou voar por aí em busca de ar fresco para ver se me inspiro e se me encontro.



E deve ser coisa desse tempo maluco, porque por aqui já devia estar sol e um bocadinho mais quente como convém a qualquer primavera, mas cisma de chover - ainda há pouco caiu um toró que Valha-me Deus!!! - e cisma de fazer muito frio e eu louca para ir à praia e ficar giboiando na areia e dando os meus mergulhinhos na beira d'água.

Volto segunda-feira, espero que renovada, mas nesse ínterim continuarei visitando as amigas e os amigos.


fonte:euzinha
Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.