terça-feira, 27 de maio de 2008

Aventura com 007 chega às lojas com novo autor

Um livro inédito com James Bond, escrito pelo britânico Sebastian Faulks, está sendo lançado em Londres nesta terça-feira, mais de 40 anos após a publicação da última aventura do 007 pelo seu criador, Ian Fleming.

O lançamento - em puro estilo Bond, a bordo de um destróier da Marinha britânica, com helicópteros no céu e uma modelo seminua segurando cópias do livro - marca o centenário do nascimento de Fleming.

Intitulado Devil May Care - expressão inglesa usada como adjetivo para descrever algo ou alguém que não se preocupa ou não se importa com as consequências de suas ações - o livro traz o agente secreto em uma aventura durante a Guerra Fria.

"O James Bond de Ian Fleming é muito diferente daquele que você vê nos filmes, e foi esse Bond que tive em mente quando escrevi o livro", disse Faulks à BBC. "Ele não é um super-herói, invulnerável e cercado de tecnologias modernas."

"Ele é um cara solitário, usando um terno elegante, sapatos macios e uma arma ridícula e não muito potente".

"Isso é o que torna o livro empolgante, porque você tem a impressão de que ele está em enfrentando um perigo desesperador o tempo todo", completou.

Sentenças curtas

O livro foi guardado a sete chaves, mas sabe-se que a história se passa em 1967 e leva Bond a lugares como Roma, Londres, Paris e o Oriente Médio.

Ele disse que não foi difícil adotar o estilo jornalístico, de sentenças curtas e diretas, usado pelo também britânico Fleming.

Mas Faulks admitiu que Devil May Care é muito diferente dos livros que escreve normalmente.

"Escrevo sobre a vida interior das pessoas, seus pensamentos e emoções", explicou. "De repente, lá estava eu, tentando escrever sobre um homem com quase nenhuma vida interior aparente, movido a incidentes e empolgação o tempo todo".

"Também achei difícil acertar naquele tom, um tanto quanto esnobe, dos livros de Fleming", acrescentou.

Filme

Faulks disse que levou seis semanas para escrever o novo livro.

Entre 1952 e 1964, ano em que morreu, Fleming escreveu 14 livros do 007. O último, Octopussy, foi publicado postumamente, em 1966.

A família do escritor pediu a três autores que dessem continuidade à tradição Bond, entre eles, o escritor Kingsley Amis.

Segundo o site jamesbondwiki.com, Devil May Care seria o 36º livro com o agente como personagem principal. Outros livros foram lançados com personagens relacionados ao universo de James Bond.

Além disso, no total, também foram lançados 21 filmes oficiais de James Bond. Neles, o herói foi interpretado por Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig.

Um 22º filme, Quantum of Solace (ainda sem título em português), está sendo produzido no momento. Ele traz Craig no papel principal e deve chegar às telas no final deste ano.

Faulks disse não saber se a nova aventura vais ser levada para as telas. "Mas a companhia que faz os filmes de Bond leu o livro e gostou", revelou.


fonte:BBC Brasil

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.