domingo, 30 de março de 2008

Jean Nouvel levou o prêmio Pritzker 2008

Francês ganha principal prêmio da arquitetura


Os cariocas conhecem bem Jeano Nouvel. Podem até não ligar o nome à pessoa, mas quem não lembra do polêmico projeto de Cesar Maia (prefeito do Rio de Janeiro) em construir uma filial do Museu Guggenheim no píer da Praça Mauá? Um projeto gigantesco - maravilhoso, mas gigantesco - que ia custar aos cofres públicos uns $150 milhões.

O projeto do Guggenheim do Rio que seria construído na área do Cais do Porto, na altura da Praça Mauá


O polêmico projeto, empacou na justiça - acho que foi em 2003 -, e Jean Nouvel, continuou a sua vidinha projetando pelo mundo afora, e hoje eu li a notícia de que ganhou o prêmio Pritzker desse ano. Tenho que admitir que o colega é muito bom, acho que ele se arrisca, e seria o suficiente para gostar dele. Gosto de muitos de seus projetos, mesmo os gigantescos. E vamos à notícia:

. . .


O arquiteto francês Jean Nouvel, de 62 anos, ganhou o prêmio Pritzker, considerado o Oscar da Arquitetura. O anúncio foi feito neste domingo. Durante quase quatro décadas, ele criou mais de 200 projetos na França, em outros países europeus, na Ásia e nos EUA.

Jean Nouvel diante da maquete do novo Louvre de Abu Dhabi


Nouvel disse que ficou surpreso com a premiação, mas se sente bastante honrado em fazer parte do grupo de laureados pelo Pritzker. Ele é o segundo arquiteto francês a levar o prêmio.

Projeto vencedor da Verre Tower, em Nova York, EUA


"Estou muito feliz em estar no clube de bons amigos, como Frank Gehry, Renzo Piano, Zaha Hadid", disse Novel, de Paris, à agência Reuters, por telefone.

Detalhe do projeto da nova sede da Filarmônica de Paris de autoria de Jean Nouvel


O júri citou que Nouvel ajudou a expandir, significativamente, o vocabulário da arquitetura contemporânea, com sua disposição de assumir riscos em seus projetos. Também foram destacados sua "experimentação criativa" e seus prédios que dialogam com o ambiente ao redor.

Detalhe da nova ala do Museu Reina Sofía, em Madri, projeto de Jean Nouvel que se integrou ao antigo prédio do museu


"Quando se tem um prêmio Pritzker, você tem uma outra responsabilidade. É mais uma razão para fazer construções melhores e poderia, em algumas situações, talvez ajudar a convencer as pessoas a fazerem uma arquitetura melhor", disse Nouvel.

O Instituto do Mundo Árabe


Nouvel ganhou destaque internacional com o projeto do Instituto do Mundo Árabe, construído em Paris em 1987, em que foi elogiado pelo uso de fachada de vidro para controle da luz interior. Ele também construirá o Louvre de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O prêmio Pritzker será entregue no próximo dia 2 de junho em Washington.


fonte:Folha Online

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.