sexta-feira, 29 de junho de 2007

Fumantes britânicos fazem apelo contra lei anti-fumo

Um grupo de fumantes britânicos pretende lançar nesta sexta-feira uma última tentativa jurídica de evitar a proibição total do fumo em locais fechados, prevista para entrar em vigor em toda a Inglaterra no próximo domingo, dia 1º de julho.

O grupo Freedom2Choose pretende entrar com um apelo à Alta Corte de Justiça, em Londres, alegando que a lei anti-fumo contraria a Convenção Européia dos Direitos Humanos.

O governo alega que a proibição, que atinge locais como lojas, escritórios e bares e restaurantes, visa proteger a saúde dos freqüentadores desses locais e evitar que os não fumantes sejam prejudicados pela fumaça expelida pelos fumantes.

O Freedom2Choose, liderado pelo diretor de uma empresa de distribuição de máquinas de venda de cigarro, afirma, porém, não estar interessado no debate sobre saúde e diz considerar a proibição uma injustiça e uma redução das liberdades civis.

O governo disse que combaterá vigorosamente todas as tentativas de impedir a implementação da lei anti-fumo.

Rapé

A expectativa da proibição do fumo em locais fechados já vem criando buscas de alternativas. De olho em um possível novo mercado, uma empresa britânica lançou recentemente uma marca de rapé, esperando que as pessoas retomem o antigo hábito de inalar tabaco.

O fabricante diz que, ao ser cheirado, o Zuka black, um pó feito à base de tabaco, ativa as mesmas sensações provocadas pela nicotina quando tragada pelo cigarro.

O rapé Zuka black, que tem odor de frutas cítricas, vem dentro de uma cápsula de plástico, acompanhada de um lenço de algodão e instruções para o uso.

Uma cápsula contém cerca de 60 doses e é vendida dentro de um pacote semelhante ao maço de cigarro por 4,99 libras (R$ 20).

Embaixada da Redonda

O dono de um bar em Southampton, no sudoeste da Grã-Bretanha, está buscando uma alternativa bem-humorada para tentar escapar da proibição ao fumo.

Bob Beech, dono do bar The Wellington Arms, quer transformar o local na embaixada oficial na Grã-Bretanha da inabitada ilha caribenha de Redonda.

As representações diplomáticas estão isentas da nova lei, por serem considerados territórios sob jurisdição estrangeira.

Mas um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores advertiu que Redonda é um território de Antigua e Barbuda, e por isso não tem direito a manter uma representação diplomática no país.

n.r.: Rapé?! Loucos, loucos, loucos, loucos...


fonte:BBC Brasil

FLAP! 2007

O escritor Marcelo Mirisola (foto) é um dos destaques da programação da Flap, evento literário gratuito que acontece na Casa das Rosas, em São Paulo, de 29 de junho a 1 de julho.



Entre os dias 29 de junho e 1º de julho acontecerá em São Paulo a "FLAP! 2007 - Contaminações".


O evento gratuito acontecerá na Casa das Rosas e Espaço dos Satyros I, e contará com a presença de personalidades importantes do meio literário como Marcelino Freire, Glauco Mattoso, Andrea Del Fuego, Marcelo Mirisola, entre outros.

Ocorrerá também durante o evento o concurso da sigla "FLAP!", onde o público poderá participar deixando as sugestões com os organizadores do evento. A melhor sigla será premiada no domingo.

Sexta-feira, 29 de junho
Aberto para Balanço: Leitura de Poesia Contemporânea
Casa das Rosas (Av. Paulista, nº 37)
Cada poeta lerá poemas de sua autoria e homenageará outros poetas.

Confira aqui a programação completa.

Nos dias 30 de junho e 1º de junho haverá também uma Feira Livre de Livros na Praça Roosevelt, na altura do Espaço dos Satyros I (Praça Roosevelt, 214 - Consolação - SP), das 10h às 17h.

Para mais informações, clique aqui para acessar o site oficial da FLAP! 2007, ou entre em contato através do e-mail flap@projetoidentidade.org.


fonte:UOL e Os Satyros

quarta-feira, 27 de junho de 2007

O clima no mundo

Turistas enfrentam vendaval e tempestade na cidade alemã de Brocken.




Neve fora de hora surpreende moradores de Joannesburgo e causa transtornos na África do Sul

.



Moradores da cidade chinesa de Qingdao, no oeste do país passam por rua alagada pela chuva.




fonte:UOL
fotos:AFP, EFE, REUTERS

Rainha mumificada

Egiptólogos acreditam ter identificado múmia de rainha egípcia



Suposta múmia da rainha egípcia Hatshepsut, encontrada por egiptólogos num túmulo humilde no Vale dos Reis em 1903; um arqueólogo diz que reuniu provas de que se trata mesmo da múmia de Hatshepsut.

Egiptólogos acreditam ter identificado a múmia de Hatshepsut, a rainha mais famosa do Egito antigo. Ela teria sido encontrada num túmulo humilde no vale dos Reis, disse um arqueólogo na segunda-feira. O arqueólogo-chefe do Egito, Zahi Hawass, vai conceder uma entrevista coletiva no Cairo na quarta-feira. O Discovery Channel disse que ele vai anunciar a descoberta mais importante no vale dos Reis desde a do rei Tutankhamon.

O arqueólogo, que pediu para não ser identificado, disse que a suposta múmia de Hatshepsut foi encontrada em 1903, junto com outro corpo de mulher, num pequeno túmulo que seria da ama-de-leite de Hatshepsut, Sitre In.



Vários egiptólogos especularam ao longo dos anos se uma das duas múmias não era a da rainha, que governou entre 1503 e 1482 a.C., no auge da civilização do Egito antigo. O arqueólogo disse que Hawass vai apresentar novas provas para a identificação, mas que nem todos os egiptólogos estão convencidos de que ele vai conseguir provar sua tese.

"Baseia-se nos dentes e em partes do corpo ... É um exemplar interessante de dedução científica, que pode indicar a verdade", disse o arqueólogo.

A egiptóloga Elizabeth Thomas especulou há muitos anos que uma das múmias poderia ser de Hatshepsut, já que a posição do braço direito sobre o peito sugeria realeza.

A múmia pode ter sido escondida no túmulo porque o enteado e sucessor da rainha, Tutmés 3o, tentou ofuscar a memória dela.

Donald Ryan, um egiptólogo que redescobriu o túmulo em 1989, disse num fórum de discussão na Internet este mês que existem muitas identidades possíveis para as duas múmias de mulheres encontradas no local. "Zahi Hawass recentemente fez grandes avanços nessa questão. As duas múmias estão no Cairo sendo examinadas de formas muito inteligentes, que podem bem esclarecer essas dúvidas", afirmou.

Num artigo sem data publicado em sua página na Internet, Hawass disse duvidar que a múmia com o braço direito dobrado fosse a da rainha. "Ela tem um corpo grande, gordo, com enormes seios pendurados, e a posição do braço direito não é prova convincente de realeza", escreveu.

Ele estava mais otimista quanto à múmia encontrada no caixão da ama-de-leite, normalmente identificada como a da criada. Essa múmia está no Museu Egípcio, no Cairo.




fonte:Reuters
fotos:AFP

terça-feira, 26 de junho de 2007

Desacelera Austrália

Campanha na Austrália liga alta velocidade a pênis pequeno


A nova arma das autoridades australianas para combater o excesso de velocidade entre os jovens é sugerir que os motoristas que ultrapassam os limites fazem isso porque têm o pênis pequeno.
Uma campanha publicitária da agência de Trânsito do Estado de Nova Gales do Sul, que estreou nesta semana, mostra mulheres e colegas mostrando a motoristas que se excedem na velocidade seu dedo mínimo dobrado, num gesto que tem a conotação de “pênis pequeno” na cultura jovem local.


Segundo os responsáveis pela campanha, a idéia nasceu após a constatação de que os anúncios tradicionais mostrando as conseqüências do excesso de velocidade, como cenas de acidentes e feridos, estavam se tornando menos efetivos entre os jovens.

Segundo John Whelan, diretor da agência de trânsito, “jovens expostos a jogos de computador, à mídia moderna e a filmes de terror” não se impressionam mais com as imagens das campanhas tradicionais.

"Ninguém te acha grande"

A campanha, que custou 1,9 milhões de dólares australianos (cerca de R$ 3,15 milhões), tem como público-alvo jovens do sexo masculino com idades entre 17 e 25 anos.

Além das propagandas na TV e no cinema com o slogan “Alta velocidade. Ninguém te acha grande”, a campanha também terá cartazes em pontos de ônibus e um anúncio na internet oferecendo preservativos “extra extra pequenos” aos que se excedem na velocidade.

Para Whelan, a campanha pretende transformar o hábito de acelerar além do limite em algo “socialmente inaceitável”. “Faremos o que for preciso para passar a mensagem”, disse ele ao jornal The Sydney Morning Herald.

Segundo a agência de trânsito de Nova Gales do Sul, o excesso de velocidade é responsável por 220 mortes em acidentes por ano no Estado, cerca de 40% do total.

n.r.:percebo um certo preconceito machista.


fonte:BBC Brasil

Sem comentários

Lula é aprovado por 64% e seu governo por 47,5%


O índice de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela população é o segundo melhor desde 2005, aponta pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira. De acordo com a pesquisa, 64% disseram aprovar o presidente. O resultado ficou estável em relação à pesquisa anterior, realizada em abril, quando 63,7% tiveram a mesma opinião. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Mais da matéria aqui.

n.r.: sem palavras...


fonte:Folha Online

A morte causa trauma

Psicólogo adverte: Pais devem preparar filhos para morte de Harry Potter


Psicólogos e psicoterapeutas dos Estados Unidos e Reino Unido advertiram os pais de fãs do Harry Potter para que preparem emocionalmente seus filhos para eventual morte do bruxinho.


O sétimo e último livro que encerra a saga, "Harry Potter e as Relíquias da Morte", será publicado no próximo mês (ainda sem data definida no Brasil).

Especialistas indicaram que milhões de crianças poderão sofrer traumas emocionais se o protagonista da série morrer.

Michael Brody, psicólogo infantil norte-americano, pediu aos pais das crianças para prepará-los sobre a dita perda, que será similar à morte de um ídolo ou amigo íntimo.

"As crianças poderão sofrer traumas ou ansiedades e os pais também têm que estar preparados para confortá-los", declarou Brody.

"Os pais podem aproveitar o tema da morte, se isso acontecer mesmo em Harry Potter, para conversar com os filhos e explicar sobre o assunto", ressaltou.

n.r.: uma coisa é certa: quando a mãe do Bambi morreu, sofri muito...


fonte:Folha Online

34º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Categoria para trabalhos digitais é a novidade no Salão


O Salão Internacional de Humor de Piracicaba vai ter uma nova categoria de premiação na edição deste ano. Batizada de "vanguarda", vai receber trabalhos feitos em computador.

É a primeira vez que o salão seleciona trabalhos digitais. Até o ano passado, o evento aceitava apenas trabalhos feitos em papel. Esse sistema continua para as demais categorias: charge, cartum, caricatura e tiras.

O tema é livre. Cada desenhista pode enviar até dois trabalhos. As inscrições vão até 13 de julho (podem ser feitas pelo site do evento; clique aqui).

Os vencedores de cada uma das categorias vão receber R$ 4 mil. Um deles concorre também ao grande prêmio do salão, no valor de R$ 5 mil.

Esta é a 34ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracibaca, o principal do país e um dos mais reconhecidos do mundo. A abertura do salão vai ser no dia 25 de agosto. Os 220 trabalhos selecionados ficam expostos até o dia 14 de outubro.

O salão, criado em 1974, já faz parte do calendário turístico da cidade do interior paulista. Este ano, vai homenagear o caricaturista Cassio Loredano, hoje com 59 anos. Foi programada uma exposição com trabalhos dele.

Veja os vencedores da edição do ano passado. Clique aqui.


fonte:Blog dos Quadrinhos

terça-feira, 12 de junho de 2007

Boemia francesa no Masp - S.Paulo

Masp abre hoje exposição de Toulouse-Lautrec


O Masp (Museu de Arte de São Paulo) inaugura hoje uma exposição com telas do pintor francês Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901), conhecido por ser o "artista dos cabarés". São 11 obras do acervo do museu, que ficarão expostas até o dia 26 de agosto.

Os quadros retratam a boemia francesa do fim do século 19. Eles ficarão em uma sala especial, no segundo andar do Masp. "A idéia do artista do mundo moderno que é ao mesmo tempo um artista maldito encontra talvez sua melhor representação em Toulouse-Lautrec", escreve Teixeira Coelho, curador do Masp, ao comentar a exposição.

As obras da exposição são: "Monsieur Fourcade", "Louis Pascal", "Retrato de Octave Raquin", "Paul Viaud em Almirante do Século 18 (O Almirante Viaud)", "A condessa de Toulouse Lautrec", "Duas mulheres em camisola", "A bailarina Loïe Fuller - A roda", "O divã", "Artista com luvas verdes", "Cachorro com fita azul" e "Homem com urso".



"Toulouse Lautrec - o Artista do Instante"
» Onde:
Masp - Av. Paulista, 1578
» Quando: 12 de junho a 26 de agosto. Segundas, das 14h às 19h, terças e quintas, das 9h às 22h, quartas, sextas, sábados e domingo, das 9h às 19h
» Quanto: grátis às segundas.
Nos outros dias, R$ 15 (inteira) e R$ 7 (estudante).
Grátis para menores de 10 anos e maiores de 60 anos
» Informações:(11) 3251-5644


fonte:Folha Online

Feliz Dia dos Namorados!!!


Nesta janela sobre o mar


O mundo é grande e cabe
nesta janela sobre o mar.

O mar é grande e cabe
na cama e no colchão de amar.

O amor é grande e cabe
no breve espaço de beijar



Carlos Drummond de Andrade
foto:Stefan Beutler

sábado, 9 de junho de 2007

Para meu amigo, meu irmão! Feliz Aniversário!


Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de 7 chaves,
Dentro do coração,
assim falava a canção que na América ouvi,
mas quem cantava chorou ao ver o seu amigo partir,
mas quem ficou, no pensamento voou,
o seu canto que o outro lembrou
E quem voou no pensamento ficou,
uma lembrança que o outro cantou.

Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito,
mesmo que o tempo e a distância digam não,
mesmo esquecendo a canção.
O que importa é ouvir a voz que vem do coração.
Seja o que vier,
venha o que vier
Qualquer dia amigo eu volto pra te encontrar
Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar.



Canção da América
Composição: Fernando Brant e Milton Nascimento


Nuno, meu irmão do coração! Feliz Aniversário!!!

sexta-feira, 1 de junho de 2007


Fio


No fio da respiração,
rola a minha vida monótona,
rola o peso do meu coração.


Tu não vês o jogo perdendo-se
como as palavras de uma canção.


Passas longe, entre nuvens rápidas,
com tantas estrelas na mão...


— Para que serve o fio trêmulo
em que rola o meu coração?


Cecília Meirelles
imagem: "The White Skirt" - Balthus

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.