terça-feira, 4 de setembro de 2007

Os gêmeos - Grafite pela Europa

Brasileiros grafitam castelo escocês do século 13


Um dos mais importantes castelos históricos da Escócia está sendo pintado por quatro grafiteiros brasileiros.



Por cerca de um mês, os paulistanos, Nina Pandolfo, Nunca e a dupla conhecida como Os Gêmeos, viverão no castelo de Kelburn, em Ayrshire, para pintar a parede externa que contorna a fortificação.

O site do projeto Graffiti diz que "os artistas terão tempo de compartilhar e explorar novas idéias de ambos os lados do Equador, culminando em um grande trabalho de arte colaborativa".



A idéia foi sugerida ao conde de Glasgow, proprietário do castelo, por seus filhos David e Alice Boyle, inicialmente como uma solução para substituir a camada de concreto que teve de ser retirada porque estava destruindo as paredes da construção.



Entretanto, David e Alice esperam que "esta arrojada e marcante manifestação artística atraia atenção da mídia, e desafie a compreensão do público tanto em relação à arte urbana do grafite quanto à instituição britânica do castelo".

"É um projeto que faz ponte entre as dimensões rurais e urbanas, e une duas culturas bastante diferentes e orgulhosas", dizem os organizadores.

Apanhador de cerejas

Os trabalhos começaram no sábado, dia 12. No primeiro dia de trabalho, os artistas brasileiros utilizaram uma máquina de apanhar cerejas como elevador para alcançar as torres da construção, que data do século 13.



A camada de tinta branca foi coberta com os primeiros rascunhos do que será o trabalho final.



O grafite deve permanecer no castelo por dois anos, quando uma nova recuperação terá de ser realizada. Até lá, os proprietários do castelo acreditam poder suscitar um debate sobre os conceitos de arte e vandalismo.



Nascidos em 1974, os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo conseguiram levar das ruas de São Paulo trabalhos que foram expostos em diversas cidades na Europa e em uma das principais galerias de Nova York.

Nina, mulher de Otávio, pinta desde 1992 grafites que têm como tema a natura, "dando importância a insetos pequenos e reconhecendo a beleza em todos os animais", nas palavras do site do projeto.

O também paulistano Nunca é descrito como "uma das estrelas ascendentes da cena do grafite em São Paulo, e seus trabalhos mais recentes são altamente influenciados pelas cores e padrões geométricos encontrados em trabalhos de arte indígena da América do Sul".

O castelo de Kelburn é considerado o mais antigo da Escócia, e tem sido habitado desde sempre pela mesma família Boyle, uma modificação do antigo de Boyville.

Os de Boyville vieram de Caen, na Normandia francesa, para o Reino Unido com o rei da Inglaterra Guillherme 1º, o Conquistador, em 1066. O atual ramo da família vive em Kelburn desde 1140.

n.r.: estou em dívida com os amigos, mas quem agüenta este tempo maluco que faz no Rio de Janeiro (calor, chuva, vento, frio e calor - nessa ordem) ? Minha coluna não resiste e volta e meia estou cheia de dores. Mas tô voltando!

n.r.1: clicando em marcadores, há outros posts sobre os gêmeos.


fonte:BBC Brasil

2 comentários:

Bruno disse...

Ótimo post... comentarei no site www.controleremoto.tv utilizando um link para o seu blog para alimentar e enriquecer a discussão.

Bruno Albert.

Cris Caetano disse...

Obrigada!

Abraços, Bruno

Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.