quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Acordo? Acreditaram? Tolinhos...

Câmara rejeitou acordo do Senado sobre projeto ao esporte.
Agora, esporte e cultura dividirão recursos da lei Rouanet.



Decisão da Câmara dos Deputados quebra acordo feito no Senado e pode reabrir a crise entre artistas e esportistas. Os deputados aprovaram nesta quarta-feira (dia 20) o projeto de incentivo fiscal ao esporte, rejeitando as emendas feitas pelos senadores que acabariam com a divisão dos recursos com a cultura. As duas áreas, agora, terão que dividir a mesma fonte: a lei Rouanet.

A lei, atualmente, permite a dedução de imposto nos investimentos feito na cultura desde que se atinja um limite de até 4% no Imposto de Renda devido por empresas ou até 6% por pessoas físicas.

O projeto sobre o esporte foi votado primeiramente na Câmara. Quando chegou ao Senado, os artistas protestaram, alegando que o projeto poderia tirar dinheiro da cultura. Os senadores, então, chegaram a um acordo na semana passada com atletas e artistas, na presença dos ministros da Cultura, Gilberto Gil, e dos Esportes, Orlando Silva.

Pelo acordo, a fonte dos recursos para o esporte seria o Programa de Alimentação do Trabalhador (FAT). Como o projeto foi alterado no Senado, a palavra final caberia à Câmara, autora do projeto.

Na votação na noite desta quarta-feira , os deputados alegaram que o acordo dos senadores poderia ferir o bolso dos trabalhadores vinculados ao FAT e derrubaram o que havia sido decidido no Senado. Valerá, então, o projeto original, que agora vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "O que temos que fazer é acatar a decisão do poder legislativo e evitar uma competição entre a cultura e o esporte", disse o ministro dos Esportes, Orlando Silva.

No plenário, vários atletas comemoraram a votação. Nenhum artista apareceu. A ex-jogadora de basquete Hortência celebrou o resultado da votação, mas tentou minimizar a quebra do acordo pelos deputados.


n.r.: "Farinha pouca? Meu pirão primeiro!"...e palavra dada (acordo) serve de que neste Brasil?
imagem: "O Avarento", com Paulo Autran.
fotojornalismo:O nadador Aaron Peirsol, foto de Donalde Mirall Jr. em World Press Photo 2006



fonte: O Globo

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.