sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Êta nóis!

Pernambucanos do Quinteto Violado fazem show em Portugal


O Quinteto Violado, grupo pernambucano de MPB, vai se apresentar em uma casa de shows na cidade de Porto em 14 de setembro. O espetáculo terá uma interpretação jazzística da música do nordeste brasileiro, contou à Agência Lusa Marcelo Melo, vocalista, guitarrista e porta-voz do grupo.

O músico explicou que a idéia do show resultou do contato com um grupo de jazz holandês em um festival de música de Olinda. A partir do som dos jazzistas europeus, os pernambucanos se inspiraram a reinterpretar a música nordestina através da linguagem do jazz.

O grupo já soma 35 anos de trabalho. Logo no seu primeiro disco, impressionou o público e a crítica com o tratamento sofisticado dado aos ritmos e temas folclóricos, apoiado em um instrumental acústico (constituído por guitarras, flauta, baixo e bateria) repleto de efeitos típicos da música do Nordeste brasileiro.

O Quinteto Violado é considerado pelos maiores nomes das diversas gerações da música brasileira, desde Caetano e Gilberto Gil até Chico César ou Lenine, como "separador das águas no desenvolvimento da música popular brasileira".

Além de Melo, compõem o grupo atualmente Ciano (violão), Dudu (teclado), Fernando Filizola (viola e sanfona), Roberto Medeiros (percussão) e Toinho Alves (voz e contrabaixo).

Eu recomendo!!! É muito comum no nordeste brasileiro, o contador de estórias, e principalmente na música pernambucana, é constante a utilização de um enredo misturado ao encantamento da musicalidade nordestina que sai da sanfona, da viola, e da zabumba. E para quem não conhece, pode conhecer o Quinteto Violado aqui.


fonte: UOL

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.