sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Obras de Iberê Camargo reunidas em retrospectiva - RJ

Uma retrospectiva da obra do pintor gaúcho Iberê Camargo (1914-1994) é apresentada ao público carioca a partir desta quarta-feira (20), na Galeria de Arte Ipanema. Foram reunidas quarenta obras, possibilitando um conhecimento cronológico das fases do trabalho do artista. A última vez que a cidade do Rio de Janeiro recebeu uma mostra em referência ao artista foi em 2003, no Paço Imperial. A homenagem a Iberê rendeu ainda um catálogo.

Nos anos 50, Iberê Camargo tornou-se reconhecido por sua pintura (como os famosos carretéis, ciclistas e idiotas), passando ao longo das décadas sem jamais ter se filiado a correntes ou movimentos.


Teve sua obra exibida em exposições de renome internacional, como as bienais de São Paulo, Veneza, Tóquio e Madri, além de integrar diversas mostras no Brasil e no exterior, em países como França, Inglaterra, Estados Unidos, Escócia, Espanha e Itália.

O pintor morreu em agosto de 1994, aos 79 anos, em Porto Alegre, deixando um acervo de mais de sete mil obras. Grande parte delas foi deixada a sua esposa, Maria Coussirat Camargo, e integra hoje o acervo da Fundação Iberê Camargo.

Iberê Camargo
» Onde:Galeria de Arte Ipanema
Rua Aníbal de Mendonça, 27, Ipanema, Rio de Janeiro
» Quando: 20/9 a 22/10
De segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 14h
» Quanto: Grátis
» Informações: (21) 2512-8832



fonte:UOL

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.