quinta-feira, 14 de setembro de 2006

"Leonilson em Fortaleza"

Homenagem com retrospectiva de sua obra


A obra do cearense Leonilson, morto em 1993, ganha uma mostra retrospectiva em cartaz no Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza. A exposição "Leonilson em Fortaleza" reúne parte da produção do artista plástico que de alguma maneira reflita a relação dele com a cidade.

"A mostra tem desde trabalhos anteriores ao seu reconhecimento profissional, sendo o mais antigo de 1973, até uma obra em bordado, do final de sua carreira, na década de 90. A curadoria fez uma opção afetiva ao enfatizar o que estava relacionado a Fortaleza e não se deteve a fases ou técnicas específicas", diz o curador Maurício Coutinho.

Quase a totalidade das obras é inédita, coletada de acervos particulares de amigos ou pessoas de sua família. "Essas obras não foram originalmente adquiridas em galerias ou exposições, muitas foram realizadas aqui mesmo em Fortaleza e por isso fazem parte da mostra, que não tem por objetivo retratar um olhar do Leonilson sobre a cidade, mas apenas resgatar sua vivência por aqui", conta Coutinho.

Pelo delineamento geográfico da coletânea, a exposição não acolhe todas as técnicas experimentadas por Leonilson, como a escultura, e traz essencialmente desenhos, gravuras e pinturas, além da obra em bordado. Há ainda apresentação de objetos pessoais do artista como anotações em agendas, cartas e mapas arquitetônicos.

Alguns trabalhos, desconhecidos do público, foram encontrados em busca realizada pelo Projeto Leonilson (Rua França Pinto nº375 - Vila Mariana - S.Paulo), criado por familiares e amigos do artista para pesquisar, catalogar e divulgar sua obra.

Leonilson nasceu em Fortaleza em 1º de março de 1957 e morreu em São Paulo em 28 de maio de 1993. O artista fez parte, na década de 80, de uma geração de artistas que se destacou por buscar a integração de experiências cotidianas a sua produção. Entre 1979 e 1993, obras de Leonilson, nos mais diversos suportes, participaram de coletivas e individuais em museus e galerias da França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Holanda, Estados Unidos e Brasil, dentre outros.


Leonilson em Fortaleza
» Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste
Rua Floriano Peixoto, 941 » Centro - Fortaleza
» Quando: De 12/09 a 29/10
De terça a sábado, 10h às 20h; domingo, 10 às 18h.
» Quanto: Grátis.
» Informações: (85) 3464-3108.


fonte:UOL

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.