quinta-feira, 18 de maio de 2006

Mostra em Londres revela "segredos" do Surrealismo

A Hayward Gallery (www.hayward.org.uk), em Londres, está inaugurando a exposição "Undercover Surrealism - Picasso, Miró, Masson and the vision of Georges Bataille" de 11 de maio a 30 de julho, que apresenta 200 objetos reproduzidos na revista radical francesa Documents e tenta oferecer um novo olhar sobre trabalhos de grandes artistas.

Entre várias informações, revelações sobre a visão de Georges Bataille e sua revista Documents são ainda mais interessantes. "Paris no final dos anos 20 era o coração artístico e intelectual da Europa. O Surrealismo era o movimento de vanguarda dominante ao mesmo tempo em que o jazz surgia. Um novo mundo cultural estava sendo criado. A revista Documents de Georges Bataille que foi publicada de 1929 a 1930 e enfrentava esse momento intelectual e artístico, batendo de frente com o movimento Surrealista, com questionamentos radicais aos valores do Ocidente, ao que era primitivo e ritual, à cultura popular. Documents justapôs arte, etnografia, arqueologia e cultura popular de tal forma que as noções de "primitivo" e "imaginário" foram subvertidos".


"
Entre as obras expostas na Hayward está "Homenagem a Picasso", publicada no meio do ano de 1930. Pablo Picasso foi o único artista a ter um exemplar inteiro da revista Documents dedicado ao seu trabalho.

Serão expostos na Hayward dez desenhos e pinturas do mestre. Entre elas "As Três Dançarinas", de 1925. A revista Documents apresentava lado a lado intelectuais, acadêmicos e pintores como Picasso, Joan Miró (obra "Composição", de 1930) ou escultores como Alberto Giacometti e intelectuais como Claude Lévi-Strauss.

Segundo Pablo Picasso, "A arte é uma mentira que nos faz perceber a verdade". Vale lembrar que Picasso foi um dos criadores do Cubismo, juntamente com o pintor francês Georges Braque, um movimento que tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto em um mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.


fonte: BBC Brasil, Wikipédia e Hayward Gallery

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.