quarta-feira, 17 de maio de 2006

Guimarães Rosa: Ciclo de palestras em S.Paulo

- "São muitos e milhões de jardins, e todos os jardins se falam. Os pássaros dos ventos do céu - constantes trazem recados. Você ainda não sabe. Sempre à beira do mais belo.
Este é o Jardim de Evanira. Pode haver, no mesmo agora, outro, um grande jardim com meninas."

Guimarães Rosa

A contemporaneidade da obra de Guimarães Rosa, que causou uma verdadeira revolução na nossa linguagem quando foi lançada, em 1956, é um dos temas do ciclo de debates que comemora este seu 50º aniversário.

O Seminário Internacional João Guimarães Rosa vai até sexta-feira no anfiteatro da faculdade de Geografia da USP (av. prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária). "A idéia é discutir a obra em todas as suas vertentes, não só a literária, mas também a histórica, a geográfica e a psicanalítica, entre outras", diz Heinz Dieter Heidemann, vice-diretor do IEB (Instituto de Estudos Brasileiros), que mantém o acervo e a biblioteca pessoais de Guimarães Rosa e organiza o evento.

Na abertura, o crítico literário Antonio Candido dará um depoimento sobre seus encontros com o escritor, assim como o bibliófilo José Mindlin, também proprietário dos originais do livro. "Conheci Rosa pessoalmente em 1946, em Paris, e cheguei à conclusão de que ele era um homem de duas personalidades", diz Mindlin. "Por um lado, aparentava ser um sujeito socialmente muito agradável, que não parecia ser um intelectual, por outro era aquele escritor incrível."

Programação completa no site www.ieb.usp.br
» Onde: Auditório da Geografia da USP
Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
» Quanto: grátis
» Informações: (0/xx/11) 3091-2088 ou pelo e-mail ieb-jgr50@usp.br


fonte: Folha Online

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.