quarta-feira, 31 de agosto de 2005

O Não do Sim

O não que é não, é não.

Mas pode ser talvez, quem sabe?

Não que é não, sabe que não é o

Que nunca foi e nem há de ser, será?

O talvez pode ter sido,

Sempre há dúvida,

Naquilo que seria.

E se tivesse sido,

Hoje era certeza,

Não era talvez.

by nuvemLiLás

Ciclone extratropical - Rio Grande do Sul

Ciclone extratropical pode chegar a qualquer momento

PORTO ALEGRE - Um ciclone extratropical pode atingir Santa Catarina e o Rio Grande do Sul a qualquer momento. A tormenta pode causar estragos em várias cidades da Região Sul, com rajadas de vento acima de cem quilômetros por hora e ondas de mais de três metros de altura em alto-mar. O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) já enviou alertas para a Defesa Civil dos dois estados.

Os pesquisadores Cptec não acreditam que o ciclone vire um furacão, como aconteceu com o Catarina, que em março do ano passado atingiu o sul do país e provocou mortes e destruição, porque suas características são decorrentes do encontro de uma massa de ar frio com outra quente, ao contrário do furacão.

O mau tempo fez com que oito cidades gaúchas decretassem situação de emergência. Desde a última sexta, as prefeituras de Barra do Quaraí, Santa Cecília do Sul, Tapera, Jacuizinho, Água Santa, Doutor Maurício Cardoso, Bagé e Muitos Capões solicitaram ajuda ao governo do estado. Todas foram atingidas por vendaval ou queda de granizo. A previsão é que os temporais continuem no Sul até o fim de semana.

Na noite desta terça-feira, uma chuva de granizo atingiu o Paraná. Centenas de famílias estão desabrigadas.

O Canteiro está Molhado

Cecília Meirelles

O canteiro está molhado.
Trarei flores do canteiro,
Para cobrir o teu sono.
Dorme, dorme, a chuva desce.
Molha as flores do canteiro.
Noite molhada de chuva,
Sem vento, nem ventania,
Noite de mar e lembranças..."



The Pointe de La Hève at Low Tide, 1865 - Claude Monet

Poema das Sete Faces

Carlos Drummond de Andrade

Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

As casas espiam os homens
que correm atrás das mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.

O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.

O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem, atrás dos óculos e do bigode.

Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.

Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é o meu coração.

Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.


N.R.: Este é o poema de abertura do primeiro livro
de Carlos Drummmond de Andrade.

terça-feira, 30 de agosto de 2005

Fragile

sea at scheveningen, 1882 - Van Gogh


"Fragile as a leaf in autumn just fallin' to the ground without a sound" - Norah Jones

Nosso Caos



Ele dormia.
Trocou os sapatos.
Passou baton.
Apanhou as chaves.
Chovia.
Deixou-se molhar.
Respirou fundo.
Sentiu-se feliz.

by nuvem LiLás

Dona Doida

Adélia Prado

Uma vez, quando eu era menina, choveu grosso

com trovoadas e clarões, exatamente como chove agora.

Quando se pôde abrir as janelas,

as poças tremiam com os últimos pingos.

Minha mãe, como quem sabe que vai escrever um poema,

decidiu inspirada: chuchu novinho, angu, molho de ovos.

Fui buscar os chuchus e estou voltando agora,

trinta anos depois. Não encontrei minha mãe.

A mulher que me abriu a porta, riu de dona tão velha,

com sombrinha infantil e coxas à mostra.

Meus filhos me repudiaram envergonhados,

meu marido ficou triste até a morte,

eu fiquei doida no encalço.

Só melhoro quando chove.

Fecharam o "Schwarzenegger"

Foi em Graz, Áustria




O pequeno museu dedicado ao atual governador da Califórnia, Arnold Schwazenegger, na cidade austríaca de Graz, decidiu fechar suas portas devido à falta de dinheiro, informou nesta terça-feira, a agência local de notícias APA. Uma carta dos gerentes do museu à Schwazenegger pedindo-lhe apoio financeiro, ficou sem resposta.

Fundado à oito anos, quando o ator completou 50 anos de idade, o pequeno museu foi instalado no anatigo ginásio situado no estádio de futebol "Arnold Schwazenegger". Além de aparelhos de ginástica que Schwarzenegger usou em sua juventude, mostravam-se cerca de 150 fotografias da estrela de cinema.

Segundo Egon Anderle, um dos dois ex-gerentes do museu, os custos de aluguel e de estacionamento são muito altos e "não podemos sobreviver financeiramente".

Língua Geral e o Colonialismo

em São Grabriel da Cachoeira, Brasil

Quando os portugueses chegaram ao Brasil cinco séculos atrás, eles encontraram um problema fundamental: os povos indígenas que conquistaram falavam mais de 700 línguas. Diante do desafio, os padres jesuítas que os acompanhavam elaboraram uma mistura de palavras indígenas, portuguesas e africanas que chamaram de "língua geral", e a impuseram sobre os súditos coloniais.

Em toda parte no Brasil, a língua geral como língua viva, falada, morreu há muito tempo. Mas neste canto remoto e esquecido da Amazônia, onde o Brasil, a Colômbia e a Venezuela se encontram, a língua não apenas conseguiu sobreviver como também fez um notável retorno nos último anos.

Há dois anos, de fato, o nheengatú, como as cerca de 30 mil pessoas que falam a língua geral a chamam, atingiu um marco. Por votação da câmera dos vereadores local, São Gabriel da Cachoeira se tornou o único município do Brasil a reconhecer outra língua que não o português como oficial, conferindo tal status à língua geral e duas línguas indígenas locais.

segunda-feira, 29 de agosto de 2005

Cesariana provoca cárie

Cesariana eleva o risco de cárie em bebê, diz estudo

Crianças que nascem por meio de cesariana correm mais risco de ter cáries no futuro, segundo cientistas americanos.

Uma pesquisa feita na Universidade de Nova York analisou os históricos de 156 bebês e concluiu que os que nasceram por cesariana foram infectados com uma bactéria que causa cáries um ano antes que os que vieram ao mundo por parto normal.Isso porque eles estavam mais expostos a bactérias durante o parto, afirmam os cientistas.

"Não custa nada procurar saber o sexo e a religião dos cientistas antes de tomar qualquer decisão. Conspirações existem."

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Não fume! Procure ajuda!

Os números são alarmantes e não param de subir. A cada hora 10 pessoas morrem por doenças relacionadas ao cigarro no Brasil. Em todo o mundo esse número sobe para quatro milhões em um período de um ano.

Os dados são da OMS (Organização Mundial de Saúde), que divulgou a comprovação da relação entre o consumo do cigarro e o desenvolvimento de câncer de pulmão em 90% dos casos.
ma iniciativa também aplicada em todo mundo no dia 31 de maio, conhecido como dia mundial sem o tabaco, que movimenta todos países em busca de mais saúde para a população.

Um problema que atinge a um número cada vez maior de jovens e mulheres no país levou o governo brasileiro a aprovar, em 1986, a Lei Federal número 7488, que estabeleceu o Dia 29 de agosto como o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Dados divulgados pela assessoria da médica oncologista da Oncocamp, de Campinas, Edra Domingues de Oliveira, indicam que o hábito de fumar atinge hoje mais de 70% da população brasileira e vem preocupando não só a sociedade médica, mas também entidades governamentais.

Jaguar XK

APELO




A cada dia que passa torna-se mais perigoso andar em carros "frágeis" ou ônibus pelas ruas do Rio de Janeiro. A situação chegou a um ponto intolerável e a editora deste blog utiliza-se deste único veículo de "comunicação" para que seu apelo alcance tanto os muito próximos quanto os mais longínquos lugares.

Aceitam-se doações em cheques, títulos, em "cash" para depósito em conta deste blog. Posteriormente será publicado outro "post" solicitanto novas doações para ser efetuada a blindagem do referido veículo.

Morre Wolfgang Bauer

Morre o dramaturgo Wolfgang Bauer

O dramaturgo e diretor austríaco Wolfgang Bauer, autor de "Magic Afternoon", morreu na última sexta-feira (26), aos 64 anos, em Graz.

Bauer, um dos principais diretores do teatro realista austríaco do pós-guerra, autor de mais de 30 peças e meia dúzia de filmes, teve suas obras traduzidas para 24 idiomas e peças interpretadas em 35 países, destacou a agência de notícias APA.

O chanceler Wolfgag Schüessel lamentou a morte de Bauer, que chamou de "motor da vanguarda literária na Áustria. Sua morte reduz ao silêncio uma das vozes mais importantes da literatura austríaca do pós-guerra".

VMA 2005

Green Day

Banda leva sete dos oito prêmios a que estava indicada e se consagra com os prêmios de melhor clipe do ano, escolha da audiência, clipe de rock, de grupo, além de três categorias técnicas: direção edição e fotografia.
O grupo só não levou o prêmio de melhor direção de arte, que foi para "What You Waiting For?", de Gwen Stefani.


domingo, 28 de agosto de 2005

ziriguidum, balacobaco, telecoteco, ziriguidum...



Deputados tentam negociar acordo e evitar cassações

O diagnóstico é do deputado e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT-SP): a divulgação dos nomes dos 18 deputados passíveis de cassação produziu um efeito imediato de auto-preservação e eles estão atuando fortemente nos bastidores para se salvar. O próprio Dirceu é um deles.

"Quem articulou a defesa foi o (Osmar) Serraglio [relator da CPI dos correios]. Ao divulgar o nome dos "cassáveis", ele fez a turma se mexer". Disse Dirceu numa conversa informal, quinta-feira, no cafézinho da Câmara. Na sua versão são os acusados que mais trabalham para um "acórdão".

sábado, 27 de agosto de 2005

Fashion Pingüim

Model of the Season





Moda: Pingüim
atingido por mancha de
óleo veste suéter de lã
para manter seu corpo
aquecido e manter sua
plumagem limpa.



Foto:Reuters



Moda X Arte em São Paulo

Pinacoteca do Estado


Camiseta de Guto Lacaz

sexta-feira, 26 de agosto de 2005

Ladrão que rouba ladrão tem...ou não...?!

Aconteceu no Rio de Janeiro

Na última quinta-feira, dois homens (dois meliantes) - um com 21 e o outro com 29 anos - foram abordados por um terceiro bandido quando estavam em um carro que haviam acabado de roubar, numa das principais ruas de Santa Teresa, no Centro do Rio.

Ao tentarem fugir do "colega", os bandidos bateram num carro de polícia, onde estavam dois policiais que tinham acabado de deixar a delegacia. "Isso foi um fato inusitado. Realmente foi algo diferente e ainda houve a coincidência de baterem no carro dos policiais", disse o delegado.

Os bandidos ainda tentaram fugir num ônibus, mas foram presos pelos policiais. Sem querer , o terceiro bandido ajudou a fazer justiça e ainda conseguiu fugir - eis a sabedoria do ditado popular: "ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão".
N.E.: tomara que não!

chova ou faça sol - Exposição no Paço

Parte II - Rio de Janeiro

Henry Moore: Uma retrospectiva - Brasil 2005
Paço Imperial
Praça XV de Novembro nº. 45 - Centro
Horário: 3a. a domingo das 12h00 às 18h00
Entrada Franca
Metrô: estações Uruguaiana ou Carioca

chova ou faça sol - Arte Naïf

Parte I - Rio/São Paulo

Rio de Janeiro
Museu Internacional de Arte Naïf
Rua Cosme Velho nº. 561 - Cosme Velho

Horário: 3a. a 6a. das 10h00 às 18h00
Sábado, domingo e feriados das 12h00 às 18h00

Projeto Naïfs do nosso Brasil. Exposição individual do artista Orlando Fuzinelli.
De 18 de maio a 16 de outubro de 2005.


São Paulo
Museu de Arte Brasileira da FAAP
Rua Alagoas nº. 903 - Pacaembu
FAAP - "Arte Naïf: Brasil-Haiti"
Horário: 3a. a 6a. das 10h00 às 20h00
Sábados, domingos e feriados das 13h00 às 17h00

Sebastião Salgado

Projeto Genesis


Sebastião salgado e um de seus trabalhos


O fotógrafo Sebastião Salgado fez sua estréia num "Quarup", uma importante cerimônia indígena que aconteceu no início de agosto no Alto Xingu (Mato Grosso). Integrado à vida da aldeia e aos índios, como se fosse um velho convidado, Salgado veio fotografar para seu novo projeto internacional, chamado "Genesis".

O novo projeto de Salgado representa, de uma certa forma, um retorno às origens, com o olhar voltado à natureza, tribos remotas e comunidades antigas, que ele denomina de antropologia planetária. Mas "Genesis" também traz um novo elemento para a sua carreira: "Pela primeira vez decidi fotografar um outro animal que não fosse o homem", disse em entrevista à Reuters.

quinta-feira, 25 de agosto de 2005

Sonhar é muito bom

Corvette Z06 será vendido na Europa


Não pode ser usado no Rio de Janeiro.
Uma cor discreta combina mais com meus olhos.

Do preço, não sei, não vi e nem me interessa.
Não conheço ninguém que tenha desta marca.
Não con
heço pessoalmente quem o queira.
O carro não traz "recheio" incluído.
Sou mulher e não tenho dúvidas disso.
Não entendo nada de mecânica.
É um carro, sim, um corvette, não é um jaguar.
É LINDO !!

Deixem-me sonhar !

by nuvemLiLás

Amor à centéssima vista

Fêmeas de caranguejo escolhem parceiros após avaliação criteriosa

Jovem e livre. Do sexo oposto. Da mesma espécie que a sua. Pronto! Se você fosse um crustáceo, um indivíduo que aparecesse na sua frente com essas características seria um bom candidato para a procriação, certo? Errado!

Ao menos para os caranguejos Uca crenulata, a conquista não é tão imediata assim. As fêmeas dessa espécie, responsáveis pela "caça" sexual, dedicam um "bom tempo" à procura do par perfeito selecionando-o entre um número de candidatos que pode ir de poucas dezenas à mais de cem. O principal motivo para tal rigos parece ser a sobrevivência da prole.



o macho em uma garra protuberante,
cinco vezes maior que a da fêmea.
é dela que ele acena para as pretendentes
na "porta" de sua toca.

imagens: Catherine deRivera




Sec. XXI - E há crise !

Lula diz que seguirá paciência de JK para atravessar crise política

O Presidente Luís Inácio Lula da Silva disse hoje que não vai se matar, não renunciará e nem deixará que o tirem do Palácio do Planalto para atravessar a crise política. "Meu comportamento será o que teve o ex-Presidente Juscelino Kubtscheck: "paciência, paciência e paciência", disse, ao afirmar que continuará no "comando" e pedir "confiança" aos membros do "Conselhão".

Ao falar de seu futuro, Lula citou ex-Presidentes da República que atravessaram crises e o quê fizeram como solução pessoal.

Ele lembrou que Getúlio Vargas se suicidou; Jânio Quadros renunciou por inimigos ocultos e João Goulart foi deposto pelos militares; disse que JK foi "achincalhado". Mas citou que nada diria sobre presidentes mais recentes.

Cópia "descarada" da solidariedade da Vi à iniciativa da Lua

Limpe a estante e ganhe um sorriso
vitriolica em internet para as domésticas já

Para quem por aqui passa e olha:

Sabem aquelas cassetes de vídeo , guardadas nos "arrumos", criando aranha e outros desses "bichos" repelentes ? Aquelas, que as crianças hoje, acham, que são filmes para crianças ? O apelo vem lá da Lua, teve a solidariedade da Vi, e daqui assumo a "cópia" cúmplice e "descarada", para ser mais uma solidária à causa.
Vamos, povo, sempre e em algum lugar, há "uma" fita - mas inteirinha, em bom estado; não serve fita mastigada, roída ou apagada...deem uma olhadinha antes, por favor - que nem lembram que existe, mas existe e crianças podem sorrir à custa delas, mas sem "dramas", é para rir e muito!
Obrigada. Sejam curiosos:
http:lua.weblog.com.pt
http://a-internet-para-as-domesticas-ja.weblog.com.pt

N.E.: todo o exagero literário é apenas uma forma de chamar à atenção.

Europa - fogo e água

Inundações matam dezenas e desabrigam milhares de pessoas

O nível das águas começa a baixar nos países do centro e sudeste da Europa, atingidos por inundações que já deixam um saldo de mais de 30 mortos, milhares de desalojados, centenas de milhões de euros em prejuízo, estradas e ferrovias interrompidas e muitos povoados e cidades isolados.
Na Romênia, sete idosos arrastados pelas águas na região da Transilvânia elevam para 25 o número de mortos nos últimos dias. Na Suíça contabilizam-se sete mortos e na Áustria, quatro. A rádio Romania informa sobre nove mortos e cerca de mil evacuados nas últimas 48 horas. É a terceira inundação na Romênia depois das de maio e julho deste ano que causaram a morte de dezenas de pessoas e prejuízosem torno de 1 bilhão de euros.

quarta-feira, 24 de agosto de 2005

Arte é Vida

Escultor Amílcar de Castro [1920-2002]


Grammy Latino

Djavan, Ivan Lins e Rio String concorrem ao "Latin Grammy 2005"


Foi anunciada nesta terça-feira (23), em Los Angeles, a lista de indicados ao Grammy Latino 2005. A entrega do prêmio, que chega este ano à sua sexta edição, acontece no dia 3 de novembro na mesma cidade.
Três artistas brasileiros concorrem na categorias gerais, mais importantes da premiação: Djavan, Ivan Lins e a Osquestra de Câmara Rio Strings.

Prêmio Literário

Chico Buarque vence o 4º prêmio ZAFFARI & Bourbon

Com o romance "Budapeste", o cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda venceu o 4º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de literatura 2005, da Jornada Nacional de Literartura da cidade do Rio Grande do Sul. Ele receberá R$ 100 mil como premiação.
Chico Buarque que deve ir hoje à Passo fundo receber o prêmio, era um dos 14 finalistas ao lado de Antônio Torres, Cristóvão Tezza, Francisco J. C. Dantas, Joé Eduardo Agualusa, José Nêumanne Pinto, José Saramago, Luís Antônio de Assis Brasil, Luis Ruffato, Michel Laub, Miguel de Sousa Tavares, Rodrigo Lacerda, Silviano Santiago e Wilson Bueno.

Acidente de Trânsito

Vaca é detida na Colômbia

Vida de vaca não é fácil - pelo menos na Colômbia. Nesta semana, uma vaca foi detida por ter casado um acidente de trânsito em Girón, no nordeste do país. A vaca cruzou a rua de forma "imprudente" e atingiu uma motocicleta ferindo uma jovem. Revoltada com sua prisâo, a vaca tem dado trabalho para o vigilante da "delegacia" - no caso - um estacionamento da prefeitura que faz as vezes de xadrex.

terça-feira, 23 de agosto de 2005

Portugal anuncia riscos de novos focos de incêndio

Incêndio interativo - "espetáculo" para incendiários

Portugal, que vive um novo dia de luta contra os incêndios, anunciou "risco máximo" de novos focos de fogo na maior parte do território continental devido às altas temperaturas.
A Guarda Nacional Republicana - GNR - anunciou nesta terça-feira a detenção em Gondomar, distrito do Porto, de quatro jovens - dois deles de 14 anos - supostamente responsáveis por um incêndio registrado ontem. A detenção dos dois menores, que segundo a GNR tinham um "comportamento suspeito", permitiu chegar à outros dois suspeitos, de 18 e 19 anos.
Com eles, o número de supostos incendiários detidos neste ano em Portugal sobe para 102, segundo dados oficiais. Esse número é muito superior aos 80 detidos em 2004 pelo mesmo motivo.

Festival da Cachaça de Paraty

neste fim de semana

"No baile da corte
Foi o cond'EU quem disse
Pra Dona Benvinda
Que farinha de Suruí
Pinga de Parati
Fumo de Baependi
É comê bebê pitá e caí" - Oswald de Andrade

Desde os tempos de Oswald de Andrade - autor do poema acima - a pinga de Paraty é famosa por sua qualidade e sabor. Em 1982, a Prefeitura da cidade e um grupo de alambiqueiros resolveram organizar um festival para a pareciação da nobre bebida. 23 anos depois, o Festival da Pinga de Paraty terá 32 barracas e espera 20 mil pessoas.
O evento que acontece do dia 26 a 28 deste mês. Será realizado no estacionamento da Igraja Matriz de Paraty e terá, além da degustação da bebida e de um concurso de drinques com cachaça, apresentações musicais todos os dias. Confira a programação pelo link.

segunda-feira, 22 de agosto de 2005

Nossa Senhora Achiropita

Mangia che te fa benne!


É essa a ordem para os que pensam em visitar a tradicional Festa de Nossa Senhora Achiropita que este ano completa 79 anos. Até 04 de setembro, durante os finais de semana, o bairro do Bixiga recebe missas e procissões, as ruas ficam repletas de brincadeiras e souvenires. Porém, a principal atração é a culinária italiana, distribuída em barracas instaladas em duas das mais famosas ruas da região a São Vicente e a 13 de maio.

São 35 bancas recheadas de delícias típicas como: fogazza, fricazza, polenta, sardela, antepastos, pizza, frango frito entre outras iguaarias que prometem atiçar o paladar de mais de 200 mil visitantes esperados para a comemoração. Se já deu vontade, imagine só quando descobrir que tudo é feito pelas mãos de verdadeiras "mamas".
"nhamm..nhamm...nhamm"

Pátria amada....salve, salve!

Amazônia

As seringueiras sangram minha dor da perda
de mais uma que me arrancam, onde meu
solo é sêco, já chorei tantas, tantas lágrimas,
que não me permito
chorar mais.

Meus olhos parecem cada dia mais cansados,
não conseguem ver o colorido da arara-azul
nem
o pula prá lá e prá cá do mico leão dourado.
A Pororoca, ainda majestosa aquela "menina",
me contava, na lua passada, que homens brancos,
pardos, negros, azuis, verdes e amarelos levavam
rio abaixo, os filhos dos filhos dos meus filhos
embora. Não compreendo...não compreendo...

by nuvemLiLás

É dia de saci-pererê e curupira

Hoje é o dia do Folclore


você sabe o que é Folclore?

A cultura de um povo é expressa através de manifestações artísticas. E quando surge do "povo nativo", recheada de elementos artísticos feitos pelo povo para o povo, é chamada de cultura popular. Pode sofrer influências de experiências com o colonizador - se este existiu - e de outros povos que participem no dia a dia deste "povo da terra", vai se misturando e modificando até que vira tradição popular.

O Folclore é um conjunto de manifestações populares como danças, festas, superstições, crendices, brincadeiras e lendas, temos um folclore riquíssimo em histórias e personagens que mexem com a nossa imaginação.

sábado, 20 de agosto de 2005

33º Festival de Gramado

Gramado ovaciona longa "Doutores da Alegria"

O Festival de Gramado termina hoje, com a exibição dos últimos filmes da mostra competitiva. Amanhã ocorre a entrega dos Kikitos. Na quinta, penúltimo dia do "campeonato", o destaque foi o documentário "Doutores da Alegria".

O filme foi ovacionado, chegou a ser aplaudido de pé e levou às lágrimas parte do público presente ao Palácio dos Festivais, em Gramado - cidade de 249 quilômetros quadrados - situada no coração das Hortênsias, região da serra gaúcha, fazendo divisa com Caxias do Sul e Canela.

"Doutores da Alegria" é uma obra (prima) de R$ 1,3 milhão que conta a saga do grupo de atores-palhaços que há 14 anos faz suas brincadeiras com crianças em hospitais de norte a sul do Brasil. Foi inspirado em trabalho semelhante realizado nos EUA em meados da década de 70. Nesses 14 anos, 350 mil crianças com as mais variadas doenças já foram "atendidas" pelo grupo.

sexta-feira, 19 de agosto de 2005

ONG resgatará animais de assentamento em Gaza

Cães e gatos serão resgatados na Faixa de Gaza

Uma ONG de proteção aos animais anunciou que vai enviar especialistas aos assentamentos judaicos abandonados na Faixa de Gaza para resgatar cães e gatos perdidos.

Cerca de metade dos 8.500 colonos da Faixa de Gaza já deixaram suas casas, cumprindo as ordens do governo. Os demais estão sendo retirados à força pelos militares, encerrando assim quase 38 anos de domínio israelense na região.

Avi Kuzi, que dirige a Sociedade de Proteção aos Animais, disse que os "caça-mascotes" vão entrar nos 21 assentamentos depois que eles forem oficialmente declarados desocupados.

Os animais encontrados nos assentamentos serão levados para abrigos em Israel até que sejam encontrados novos lares para eles. "Recebemos a promessa de que se eles decidirem colocar um só animal para dormir (matá-lo], vão nos informar com 24 horas de antecedência. Então irei lá para resgatá-lo", afirmou Kuzi.
Cold Cold Heart - by Norah Jones


scene of a woman


I've tried so hard my dear to show
That you're my every dream
Yet you're afraid each thing I do
Is just some evil scheme

A memory from your lonesome past
Keeps us so far apart
Why can't I free your doubtful mind
And melt your cold cold heart

Another love before my time
Made your heart sad an' blue
And so my heart is paying now
For things I didn't do

In anger unkind words are said

That make the teardrops start
Why can't I free your doubtful mind
And melt your cold cold heart


There was a time when I believed
That you belonged to me
But now I know your heart is shackled
To a memory


The more I learn to care for you
The more we drift apart
Why can't I free your doubtful mind
And melt your cold cold heart

quinta-feira, 18 de agosto de 2005

todos, cuidando do planeta

Novos incêndios atingem norte de Portugal

Esta quinta-feira começou sem incêndios ativos em Portugal, mas à tarde já existiam cinco focos fora de controle no norte do país, após uma semana em que as chamas atingiram várias regiões portuguesas. Os incêndios de hoje foram registrados nos distritos de Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu, o que lembrou a catástrofe do verão de 2003, quando mais de 400 mil hectares foram devastados.

O Serviço Nacional de Bombeiros e Defesa Civil português (SNBPC) informou que, embora de manhã não houvesse incêndios ativos de proporção considerável, a situação mudou poucas horas depois com dois focos no distrito de Bragança (perto da fronteira com a Espanha) e outros em várias áreas do norte do país. Os incêndios já devastaram 134.500 hectares neste ano em Portugal. Faltando quatro meses para o fim do ano, essa superfície queimada representa mais do que o registrado em 2004 (um total de 129.539 hectares).

"O Mundo de Sofia" - Jostein Gaarder

autor de "O Mundo de Sofia" lança livro no Brasil




Se há pais que vaidosamente se orgulham de que os filhos os tenham superado, de que tenham voado mais altos vôos e viajado mais longas viagens, Jostein Gaarder poderia ser um deles. Em seu caso, porém, a superação mencionada não vem da família biológica. É a pequena Sofia Amundsen, personagem de "O Mundo de Sofia", traduzido para 55 línguas, quem tem rodado o mundo.

Gaarder, entretanto não é apenas seu pai. Sofia ganhou o mundo e enviou-lhe fortunas, e o norueguês pôde permanecer em casa, fazendo aquilo que mais lhe agrada: criando histórias e personagens. O escritor chega hoje ao Brasil onde lança seu novo livro juvenil, "A Garota das Laranjas" (Cia. das Letras, 136 págs.), e participa da Jornada Literária de Passo Fundo (RS) na semana que vem.

Crise Política

manifestação contra a corrupção em brasília

No dia seguinte ao inusitado protesto em defesa do governo, uma manifestação contra a corrupção e o governo Lula, tomou a Esplanada dos Ministérios. Organizada pelos partidos, PSTU, PSOL, PDT e PPS e entidades sindicais como a Coordenação Nacional de Lutas (ConLutas), reuniu cerca de 15 mil pessoas em Brasília.
O ato começou, ontem por volta das 11h20. Em frente ao Palácio do Planalto, os manifestantes queimaram bandeiras do PT e faixas com nome de Lula. Eles carregam faixas e cartazes com dizeres como "Fora Lula", "Fora Todos", "Lula Sabia" e "Não à Corrupção".

terça-feira, 16 de agosto de 2005

Apenas

Da tua vida sei apenas,
Os teus passos
Quando estico os meus
Para pisar em tuas pegadas
Sei do teu corpo apenas,
As cores da aquarela
Esmaecida no meu pensamento
Dos teus olhos, sei de mim,
Quando me vejo dentro deles

by nuvem LiLás

segunda-feira, 15 de agosto de 2005

Amazônia Agoniza

Selva brasileira é desmatada e tem 95.355km de estradas ilegais


Fonte e Foto: La Vanguardia

São braços de terra, de barro. Alguns trechos estão asfaltados. Em outros aterrisam os aviões privados das máfias madeireiras.Todos tem um denominador comum: são ilegais. As estradas não oficiais da Amazônia somam no mínimo 95.355 quilômetros, segundo o último informe do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON).
Esse número porém, parece ser, apenas a ponta do iceberg do desflorestamento. O estudo mapeou apenas 1,3 milhão de quilômetros quadrados, 28% da superfície da Amazônia brasileira, área compreendida entre os Estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso e Pará.

sexta-feira, 12 de agosto de 2005

E chiove

de Giuseppe / S. Cirillo

Barco com bandeirinhas e pássaros, 1955 - Volpi



...
E chiove, n'capo e' criature
vulesse arravuglià 'sta luna cu'na funa
pe m'a purtà luntano
pe m'a purtà luntano
addo'o cielo che è cielo
nun se fai mai scuro

E chiove, n'terra e nisciuno
vulesse cummannà pé spremmere e dulure
dinto a 'stu amaro
ca nun conosce o mare
pecchè o mare è luntano
eppure sta vicino
...

E chove, sobre as pessoas,
quisera
enlaçar a lua com uma corda
para me levar bem longe
para me levar bem longe
onde o céu seja o céu
que nunca mais escurece

E chove, em terra-de-ninguém,
quisera ter o poder de diminuir a dor
neste rio amargo
que não conhece o mar
porque o mar está tão longe
e no entanto, está tão perto

Contraditória



Pensava em ser deserto
E te matar de sede
Pensava em ser sol
E te matar de calor
Mas fui água
E matei a tua sede
Mas fui árvore
E te refresquei com minha sombra

Cristina Caetano

Crescem casos de câncer em mulheres

Casos de câncer de pele crescem em mulheres com menos de 40 anos


Pelo menos dois tipos de câncer de pele aumentaram entre as mulheres com menos de 40 anos nos Estados Unidos, por causa da exposição ao sol e uso de bronzeadores.
O estudo publicado na revista da Associaçãode Medicina Americana conclui que o crescente número de pacientes com este tipo de câncer, mostra que a população jovem faz pouco caso dos alertas sobre os riscos no uso dos bronzeadores.

quinta-feira, 11 de agosto de 2005

Dark Water - de Walter Salles



Remake do primeiro "Dark Water" de Hideo Nakata e em um conto de Koji Suzuki. É o primeiro projeto feito nos Estados Unidos pelo diretor de "Central do Brasil" e "Diários de Motocicleta".

Sinopse:
Uma mulher divorciada, Dahlia Williams (Jennifer Connelly) que se muda com sua filha pequena Ceci (Ariel Gade) para um apartamento deprimente num conjunto de monolitos de concreto na Roosevelt Island vê uma água negra aparecer no teto de seu quarto. E no andar de cima uma garota havia desaparecido.

quarta-feira, 10 de agosto de 2005

"Bachianas Brasileiras nº.4" na Alemanha

Obra de Villa-Lobos ovacionada em Berlim

Heitor Villa-Lobos

A obra "Bachianas Brasileiras nº 4", de Heitor Villa-Lobos, foi ovacionada na noite de terça-feira (9) no Festival Young Euro Classic de Berlim, em uma interpretação da Orquestra Sinfônica Juvenil de Berlim, sob regência do francês Marc Piollet.
O amplo programa executado pela orquestra, composto ainda pela "Sinfonia nº 9" de Gustav Mahler, foi encerrado com 20 minutos de aplausos em pé na lotada sala da Konzerthaus da capital alemã.

domingo, 7 de agosto de 2005

Arte Naïf Ameaçada

Museu pode fechar suas portas por falta de recursos financeiros


Quadro: Lia

O Museu Internacional de Arte Naïf é referência do estilo no mundo, mas a sede, no Cosme Velho - Rio de Janeiro - Brasil, com seis mil obras de artistas de cem países, enfrenta problemas financeiros e, se não conseguir apoio, pode fechar as portas, lamenta a diretora Jacqueline Finkelstein.
As galerias de exposição estão em bom estado de conservação, mas infiltrações e mofo atingem a reserva técnica. Os trabalhos armazenados estão vulneráveis à fungos e à ação do tempo. Jacqueline explica que só a iniciativa privada pode salvar o museu.

Luz dos Olhos


Nando Reis / Gravação e Foto: Cássia Eller

Ponho os meus olhos em você, se você está
Dona (Dono) dos meus olhos é você, avião no ar
Dia, pr'esses olhos sem te ver, é como o chão do mar
Liga o rádio à pilha, a tv
Só pra você escutar
A nova música que eu fiz agora
Lá fora a rua vazia, chora

Os meus olhos vidram ao te ver
São dois fãs, um par
Pus nos olhos vidros pra poder melhor te enxergar
Luz dos olhos para anoitecer, é só você se afastar
Pinta os lábios para escrever, a tua boca (é minha!) em mim
Que a nossa música eu fiz agora
Lá fora a lua irradia a glória

E eu te chamo
Eu te peço, vem!
Diga que você me quer
Porque eu te quero também

Faço as pazes lembrando
Passo as tardes tentando lhe telefonar
Cartazes te procurando, aeronaves seguem pousando
Sem você desembarcar
Pra eu te dar a mão nessa hora
Levar as malas pro fusca lá fora

E eu vou guiando
Eu te espero, vem!
Siga aonde vão meus pés
Porque eu te sigo também
Eu te amo, eu te peço, vem!
Diga que você me quer
Porque eu te quero também
Ocorreu um erro neste gadget
Blog Widget by LinkWithin
 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.